Como cuidar de manacá-de-cheiro

Como cuidar de manacá-de-cheiro

O manacá-de-cheiro (Brunfelsia uniflora), também conhecido como manacá-de-jardim, garetataca, mercúrio-vegetal ou romeu-e-julieta é uma árvore do tipo arbusto (da família Solanaceae) nativa da Mata Atlântica brasileira, [1]mas também muito utilizado e comercializado como planta ornamental devido à beleza das suas flores roxas e lilases que ao florescer vão clareando a tonalidade. O seu perfume inconfundível também é outra característica marcante. Apesar de ser arbustiva, ela pode atingir os 3 metros de altura e necessita poda e outros cuidados para estar sempre bonita. Para te ajudar, neste artigo do umCOMO explicamos como cuidar de manacá-de-cheiro.

Manacá-de-cheiro ou manacá-da-serra?

Apesar do nome popular ser parecido, manacá-de-cheiro e manacá-da-serra são espécies diferentes. O manacá-de-cheiro, também conhecido como manacá-de-jardim, como comentado, tem o nome científico Brunfelsia uniflora e pertence à família Solanales, é mais perfumado e tem a flores mais escuras. Já o manacá-da-serra tem o nome científico Tibouchina mutabilis e pertence à família Melastomataceae.

Tanto o manacá-de-cheiro, quanto o manacá-da-serra são árvores de pequeno porte. Além disso, o que ambas as plantas têm em comum, além do primeiro nome e o aspecto arbustivo com flores coloridas que pode fazer com que sejam confundidas, é o fato de que as flores do manacá-da-serra também 'mudam de cor' ao longo do tempo.

Antes de saber como cuidar de manacá-de-cheiro, veja como o manacá-de-cheiro e o manacá-da-serra são diferentes na imagem abaixo:

Como cuidar de manacá-de-cheiro

Os cuidados básicos do manacá-de-cheiro são:

  • Cultivo: o manacá-de-jardimpode ser cultivado por sementes, estacas ou mudas, sendo que o arbusto pode crescer isolado, em vasos ou em grupo formando cerca-vivas. Ele pode ser cultivado em qualquer época do ano, mas a temporada do final do outono ao começo da primavera são preferenciais devido a condições climáticas;
  • Luminosidade: manacá gosta de sol ou sombra? O manacá-de-jardim é uma planta de sol pleno e que prefere o sol, mas também pode se desenvolver à meia-sombra;
  • Temperatura: por ser uma planta nativa do Brasil e, mais especificamente, da Mata Atlântica, ela é resistente ao calor, mas também gosta de umidade. O manacá-de-jardim é uma que prefere clima tropical, subtropical ou equatorial;
  • Solo: o manacá-de-jardim gosta de um solo rico em matéria orgânica. Quanto mais similar ao solo da Mata Atlântica, mais adequado;
  • Rega: em períodos mais secos deve ter uma rega regular (principalmente durante a floração) e nos mais chuvosos moderada;
  • Floração: o manacá floresce entre entre setembro e março, a partir da primavera até o final de verão;
  • Poda: galhos e folhas secas devem ser retirados no outono, no procedimento chamado de 'poda de limpeza';
  • Pragas: as borboletas-do-manacá e suas larvas podem ser confundidas com pragas, no entanto, saiba que os manacás-de-jardim são 'a casa delas' e as folhas são o alimento das larvas. Já no caso do aparecimento de pragas nos manacás como pulgões e colchonilhas, você pode usar algum dos remédios caseiros contra o pulgão.

Como cuidar de manacá-de-cheiro em vaso

O manacá-de-cheiro também pode ser cultivado em vaso, mas além do já apresentado, esse cultivo exige algumas especificidades:

  • O manacá-de-cheiro em vaso precisa ter espaço para o desenvolvimento das raízes, ou seja, é indicado usar um vaso grande e profundo;
  • Quanto ao substrato, precisa ser rico em matéria orgânica e a terra deve ser trocada a cada 2 anos;
  • A rega do manacá-de-jardim em vaso precisa acontecer de 2 a 3 vezes por semana.

Manacá-de-jardim é tóxica

Tanto as folhas, quanto a raiz e os frutos, podem ser tóxicas para humanos e animais de estimação. Apesar de ser conhecida por algumas propriedades medicinais,[2]qualquer uso delas com esse fim deve ser sob prescrição médica. Se você tem animais de estimação em casa, assegure-se de que eles não estejam habituados a comerem plantas.

Veja mais em: Como ensinar um cachorro a não morder as plantas

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de manacá-de-cheiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Referências
  1. ALTHAUS-OTTMANN, Michelle Melissa, Luciana LEAL, and K. C. Zuffellato-Ribas. "Propagação vegetativa de manacá (Brunfelsia uniflora (Pohl.) D. Don)." Revista Brasileira de Horticultura Ornamental 12.1 (2006): 31-36.
  2. Martins, Maria Bernadete Gonçalves, et al. "Caracterização anatômica, química e antibacteriana de folhas de Brunfelsia uniflora (manacá) presentes na Mata Atlântica." Revista Brasileira de Farmacognosia (2009): 106-114.
Bibliografia
  • Simões, Fernanda Cristiane, et al. "Noções básicas de jardinagem." Universidade Federal de Lavras (Boletim de Extensão, 61) (2002).
  • Brunfelsia in Flora do Brasil 2020 em construção. Jardim Botânico do Rio de Janeiro.Disponível em: <http://reflora.jbrj.gov.br/reflora/floradobrasil/FB14593>. Acesso em: 26 Set. 2019