Como cuidar de onze-horas

Como cuidar de onze-horas
Imagem: mundodeflores.com

As flores onze-horas, também conhecidas por Portulaca Grandiflora é uma planta nativa da América do sul e florífera, cujas flores tem a curiosa característica de florescer todos os dias próximo ao meio dia, por isso o seu nome onze-horas. Essa flor é conhecida por florescer durante todos os períodos do ano, possuir folhas arredondadas e carnudas e suas flores, comuns em jardins pois essa planta não possui flores de apenas uma cor, mas de uma variação delas e com a sua estatura que pode chegar até 20cm, faz dela uma planta essencial para colorir a parte inferior de um jardim. Neste artigo umComo te explica como cuidar de onze-horas.

Passos a seguir:
1

Plantas como as onze-horas, folhas "suculentas" tem grande capacidade de armazenar líquidos e sobreviver a ambientes extremos passando muito tempo sem água ou nutrientes mas se você quer que a sua planta alcance o máximo de beleza possível não é recomendado deixar que ela fique tanto tempo sem água.

Você pode regar a sua onze-horas assim que perceber que a terra está seca mas sem encharcar o solo ou as suas flores para evitar doenças ou proliferação de fungos.

Imagem: jardimcor.com
2

Você pode e até deve cultivá-la em local bem ensolarado, esta planta além de apresentar resistência a dias muito quentes também se desenvolve muito bem neles pois o sol estimula as flores e se abrirem.

Imagem: casabelablog.com
3

Antes de plantar a onze-horas misture ao solo uma boa quantidade de adubo orgânico e depois de plantada, quando a planta começar a florescer adicione de tempos em tempos adubo NPK 5-5-5 (Nitrogênio, Fósforo e Potássio) para que nunca falte as substâncias necessárias para a onze-horas produzir flores cada veis mais atraentes, além de reforçar a fertilidade do solo.

4

Se você pretende plantar onze-horas em vasos, as dicas são semelhantes. Você deve deixar o solo fértil e permeável, ou seja, com boa fluidez de água. Utilize pedras pequenas ou cacos de telha no fundo do vaso, neste caso não é recomendado usar areia na terra para aumentar a fluidez por ela ser muito salgada para uma planta tão suculenta como a onze-horas.

Seguindo as dicas acima você terá uma linda e saudável onze-horas, e não se preocupe com as flores fechando ao anoitecer, elas voltam a florir quando houver sol.

Veja também:

  • Como preparar mudas
  • Como preparar substratos para mudas
  • Como fazer estaquia
  • Como fazer alporquia
  • Como fazer mergulhia

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de onze-horas, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.