Como cuidar de pacová

Como cuidar de pacová

A planta pacová (nome científico Philodendron martianum), também conhecida como filodendro martiniano, babosa-de-árvore ou babosa-de-pau é uma espécie nativa do Brasil, mais especificamente da Mata Atlântica. Apesar de ser uma planta epífita, aquelas que se desenvolvem melhor junto a outras espécies aproveitando condições de luz e água, ela também é muito usada no paisagismo de exteriores e interiores.

Sua importância decorativa e ornamental, de acordo com o livro 'Da Planta ao Jardim: um guia fundamental para jardineiros amadores e profissionais', escrito pela bióloga Assucena Tupiassu [1]são as suas folhas de formato oval, verdes escuras, brilhantes e o porte pequeno mas, que pode chegar até 1 metro de altura. Apesar de florescer, a flor do pacová lembra muito o antúrio, não com tanta frequência, a exuberância das folhas é a protagonista do valor decorativo da pacová. A planta requer cuidados simples e se adapta bem a interiores iluminados e arejados. O seu ciclo de vida perene permita que ela viva mais de 2 anos quando bem cuidada. Então, se você tem uma e quer mantê-la sempre exuberante, neste post do umCOMO explicamos como cuidar de pacová.

Como cuidar de pacová

Não é difícil cuidar de pacová. Ela pode ser cultivada dentro ou fora de caso, em vasos ou jardins.

Minha pacová está amarelando

Por ser originalmente encontrada em regiões de mata atlântica, a pacová se desenvolve melhor sob a meia-sombra de outras plantas, já que o sol pleno pode queimar as suas folhas (pacová com folhas marrons ou amarelas). Isso explica o sucesso da pacová como planta de interior, mas uma boa dica para garantir é cultivá-la próxima às janelas ou varandas que não recebem tanta luz.

Mesmo assim, suas origens de clima tropical não negam, ela gosta de calor e umidade. Ambientes frios e secos ou fechados com ar condicionado, portanto, não oferecem as melhores condições para o desenvolvimento da filodendro.

Cuidados com a pacová

Ainda pensando na Mata Atlântica e suas características, quando falamos sobre como cuidar da pacová, não é de se estranhar o fato de que ela cresça mais bonita em um solo úmido e rico em matéria orgânica (um bom adubo orgânico 2 vezes por ano basta). Apesar de gostar do solo úmido, 2 ou 3 regas por semana são suficientes. O importante é que o substrato não fique nem seco, nem encharcado e sim, moderadamente úmido.

Então, vale apostar em um substrato que absorva bem a água mas que não fique encharcado, já que isso pode apodrecer a planta e matá-la. Os vasos de xaxim também são uma boa alternativa para cultivar a pacová.

Quem opta pelos vasos comuns deve preferir os maiores, com um diâmetro largo, já que as folhas surgem e se projetam a partir dos pseudo bulbo (esse caule curto, que parece uma haste) que armazenam água e necessitam espaço.

  • Interior ou exterior;
  • Meia-sombra;
  • Ambientes quentes, úmidos e arejados;
  • Rega moderada (2 a 3 vezes por semana);
  • Substrato que absorva água;
  • Solo moderadamente úmido e fértil (adubo orgânico equilibrado);
  • Vasos com diâmetro largo.

Dica: se você tem dúvidas se já é hora de regar a pacová ou não, toque a terra. Se estiver úmida, não precisa ser regada. Outra possibilidade é teste palitinho: espete um palitinho de madeiro sobre a terra da pacová. se ele sair seco, você pode regá-la.

Leitura complementar: Como cuidar das plantas de folhas grandes

Como fazer muda de pacová

A multiplicação da pacová pode ser feita por estaquia, sementes ou separação das raízes (touceiras). Para fazer muda de pacová por estaca, o ideal é que seja com uma planta mais velha, que já tenha o caule mais aparente. Para isso, basta separar uma folha com raiz e transferi-la ao local de cultivo com as condições ideais, explicadas anteriormente.

No caso das touceiras, para fazer muda de pacová, basta separá-la da planta mãe com cuidado para não cortar a raiz da principal e replantá-la em vaso com substrato poroso, geomanta e brita, e condições de ambiente e temperatura adequadas (as mesmas de como cuidar da pacová).

Imagem: Flor do filodendro pacová

Pacová apodrecendo

A causa mais comum do apodrecimento da pacová é o excesso de água, se as folhas estiverem caindo esse é um sinal ainda mais preciso. Se você quer tentar recuperar a pacová, experimente o procedimento padrão para recuperar uma planta que está apodrecendo.

Como recuperar pacová

  1. Retire as folhas mortas;
  2. Prepare um novo substrato, nas condições explicadas nesse post, mas que não esteja muito úmido;
  3. Certifique-se de que o novo vaso seja grande o suficiente, de acordo com o porte da pacová;
  4. Regue-a um pouquinho somente quando o solo estiver completamente seco.

Outra opção no caso da pacová apodrecendo, se você acha que ela não pode mais ser recuperada, é fazer mudas, a partir do procedimento explicado anteriormente a partir das folhas que ainda têm aparência saudável ou separar touceiras da planta mãe.

Leitura complementar: Minha suculenta está morrendo, o que fazer?

Imagem: Reprodução/picssr.co

Pacová no paisagismo

Se ainda restam dúvidas quanto à formosura da pacová, saiba que além de tudo ela é versátil em projetos de paisagismo e pode ser usada em ambientes interiores e exteriores, próximo a muros, diretamente no vaso, junto com outras plantas, canteiros, jardins externos e internos desde que respeitem as condições de sobrevivência e cuidados da pacová, já explicados.

Inspire-se com: 5 plantas de interior sem flor

Imagem: Reprodução/jardimcor.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de pacová, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Referências
  1. TUPIASSÚ, Assucena.Da Planta ao Jardim: um guia fundamental para jardineiros amadores e profissionai. São Paulo: Nobel, 2008.
Bibliografia
  • Coelho, M.A.N.,Soares, M.L.,Calazans, L.S.B.,Gonçalves, E.G.,Andrade, I.M. de,Pontes, T.A.,Sakuragui, C.M.,Temponi, L.G.,Buturi, C.,Mayo, S. 2015. Araceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/jabot/floradobrasil/FB5046>. Acesso em 11 de outubro de 2019.
  • Santos, E. (2007). Os jardins da residência Moreira Salles. O projeto original de Burle Marx e a restauração de Isabel Duprat. Paisagem E Ambiente, (24), 227-238. Disponível em: <https://doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i24p227-238