Como cuidar de rosas-do-deserto

Como cuidar de rosas-do-deserto
Imagem: produto.mercadolivre.com.br

A Rosa do deserto é um tipo de lírio, e por isso também pode ser conhecida como lírio impala ou Adenium, herbácea nativa da África possui características de plantas adaptadas a climas semi-áridos, ou seja, pode guardar água no seu interior, que fica armazenada numa espécie de bulbo encontrado abaixo do caule e por isso, pode aguentar muito tempo de estiagem (falta de rega, escassez de água). Logo, a Rosa do deserto se torna uma ótima opção para colorir qualquer ambiente somando a sua beleza com alta resistência e facilidade de plantio.

Neste artigo, umComo te explica como cuidar de rosas do deserto.

Passos a seguir:
1

O local ideal para deixar a sua Rosa do deserto é em lugares onde haja alta incidência de luz solar, de preferencialmente durante todo o dia, não se preocupe pois a sua flor não se queima no sol. A planta se desenvolve bem durante todo o período do ano mas geralmente é no verão e primavera em que ela fica mais bonita, deve se tomar cuidado com o inverno e períodos mais frios, essa planta não está acostumada com temperaturas baixas.

Imagem: serradocipo.info
2

Na mistura do solo você pode colocar adubo orgânico normalmente, mas é importante que haja areia ou terra arenosa na composição, isso ajuda na vazão da água evitando que o vaso ou o solo acumule água. O vaso nunca deve ficar encharcado, suas raízes podem apodrecer facilmente em situações de excesso de água.

O Adubo NPK é muito importante neste caso, caso você queira que a sua Rosa do deserto fique mais bonita, pode ser do tipo 5-5-5 e este adubo pode ser encontrado facilmente em lojas de jardineiras. Este adubo é importante para que a sua Rosa do deserto apresente muitas flores.

3

Mesmo sendo uma planta muito resistente à falta de água se você quer que ela cresça e se desenvolva de uma forma saudável recomendo que não a deixe sentir falta de água por muito tempo. Ela se desenvolve bem com pouca água mas não na completa escassez.

De qualquer forma, a planta nunca deve estar encharcada, ela aguenta bem a falta de água então, saiba quando é a hora de regar novamente colocando o seu dedo na terra e sentindo se está ou não está úmido.

Em casos de invernos rigorosos ou períodos muito frios, mova a sua Rosa do deserto para algum lugar que não tenha tanta incidência de correntes de ar frio, mas sempre deixando ela ter contato com o sol.

Veja também: Como fazer estaquia de rosas-do-deserto e Como fazer rosas-do-deserto florirem

Imagem: ocultivoavida.blogspot.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de rosas-do-deserto, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.