Como cuidar de um bambu

Como cuidar de um bambu

Decorar os ambientes de sua casa com plantas interiores e simples é cada vez mais comum, já que pontos verdes são relativamente baratos e muito charmosos. Entre as diversas plantas da moda, como as suculentas e samambaias, o bambu é uma das plantas que mais aceitação está tendo na decoração dos lares com linhas minimalistas, já que dá um toque zen e moderno, trazendo paz e tranquilidade para o ambiente. Se você tem uma planta de bambu em casa e não sabe o que deve fazer para cuidar dela, no umCOMO propomos alguns conselhos simples para aprender como cuidar de um bambu, uma planta de interior que requer poucos cuidados e manutenção.

Como cuidar de bambu

Na natureza existem vários tipos de bambu distintos, contudo, a maioria deles pode se beneficiar das dicas de cuidado a seguir. Confira:

  • Regue o bambu com água abundante. Os bambus de interior são plantas aquáticas (também conhecidos como bambu d'água), por isso precisam ser regadas com grandes quantidades de água. Para que seu bambu esteja mais saudável, mais fresco e mantenha um bom aspecto, é melhor regá-lo com água filtrada ou utilizar água de chuva, já que assim evitará que alguma substância química danifique a planta.
  • Encha o recipiente que contenha o bambu de água mais ou menos até a metade. Lembre-se de que esta planta aquática precisa que suas raízes mergulhem completamente, ou seja, deixe o bambu na água. Se desejar, pode plantar seus bambus em aquários, onde a imersão total e as vitaminas da água suja farão com que a planta cresça saudavelmente.
  • Controle a luz solar que recebe o bambu. Pense que esta é uma planta que precisa pouca luz, já que cresce em lugares com sombra. É necessário evitar que o bambu receba muita luz solar, seja de maneira direta ou indireta. Lembre-se: o excesso de iluminação pode matar à planta ou fazer com que o bambu fique amarelo.
  • Mude a água do bambu regularmente. Evite que a água seja contaminada e possa adoecer a planta. Para preveni-lo, aplique gotas de alimento para plantas aquáticas uma vez ao mês. Assim se assegurará que seu bambu recebe as vitaminas necessárias para crescer de maneira saudável.
  • Limpe adequadamente o recipiente que contenha o bambu. É melhor que não utilize água e sabão, lavar só com água abundante basta.
  • Use fertilizantes em quantidades moderadas para evitar pragas. Lembre-se de não administrar grandes doses, pois o bambu poderia ficar amarelo.
  • Se o seu bambu é de terra em vez de aquático, verifique se a terra que está no vaso esteja sempre úmida, mas não molhada em excesso. Lembre-se de que o bambu é uma planta que precisa que suas raízes estejam constantemente mergulhadas. Quando observar que a parte superior da terra do vaso está seca ou semi-seca é hora de regar o bambu.
Imagem: jardineriaon.com

Como recuperar bambu da sorte amarelado

Manter nossas plantas em bom aspecto pode ser muito difícil, uma vez que elas exigem constante atenção. No caso do bambu da sorte amarelado, as hipóteses do porquê ele está assim e o que fazer para recuperar são as seguintes:

  • Excesso de luz solar: a exposição demasiada ao sol pode deixar as folhas do seu bambu amarelas. Nesse caso, remova-as cuidadosamente e coloque o bambu em um local com menor incidência de luz solar.
  • Regas feitas com água inapropriada: por ser uma planta aquática, o bambu é muito sensível ao tipo de água que recebe. É provável que ele esteja amarelado por água com muito cloro ou até mesmo porque você anda usando fertilizante em excesso. Em todo caso, busque usar água filtrada para regá-lo, e não água da torneira.

Você pode conferir outras recomendações sobre bambu da sorte - como cuidar no artigo do umCOMO sobre os Cuidados do bambu da sorte.

Como torcer bambu da sorte

Torcer o bambu da sorte é um trabalho que exige paciência. Você irá precisar de um ramo de bambu, arame, tesoura e um cano com o diâmetro de sua preferência para seguir o passo a passo:

  1. Pegue um ramo novo de bambu e remova as folhas da base.
  2. Fixe o ramo a um cano com o arame e vá torcendo-o conforme sua preferência.
  3. Coloque o ramo na água e espere que ele se desenvolva.
  4. A medida que o bambu for crescendo e se tornando mais espesso, ele irá acompanhar o processo de torcimento que foi feito, criando um lindo e autêntico design para sua planta.

Confira outras ideias de decoração em nosso artigo Como decorar com bambu!

Como cuidar de bambu mossô

O bambu mossô ou bambu chinês é, como o próprio nome já diz, originário da China e muito utilizado para a decoração tanto de interiores quanto de exteriores. Felizmente, se sua dúvida é como cuidar de bambu chinês as respostas são bem simples, já que é bem fácil. Confira:

  1. Se você for plantar o bambu mossô diretamente no solo, primeiro garanta que você obteve uma muda boa e saudável. Depois, cave um buraco de 40 cm x 40 cm x 40 cm em um solo fértil e com boa capacidade de drenagem.
  2. Como cuidar de bambu no vaso? Em primeiro lugar, tenha em mente que isso não é difícil. Caso o plantio do bambu chinês seja em um vaso, é importante que ele também respeite as regras de 40 cm de profundidade, como também de cumprimento e largura. A terra também deve ser fértil e com boa capacidade de drenagem.

Algumas regras gerais para o plantio do bambu mossô seja no solo ou no vaso são as seguintes:

  • Aplique o fertilizante NPK 10-10-10 a cada três meses, de forma a manter o substrato do seu bambu sempre nutrido e bem fértil para que ele possa se desenvolver em toda sua potencialidade.
  • Deixe o bambu mossô em um local com boa iluminação solar, como numa área aberta ou, se dentro de casa, próximo a janelas. Esse é um bambu que fica muito bonito em um jardim de inverno, trazendo um clima zen para o ambiente.
  • Regue o bambu chinês uma vez por semana. Dessa forma, você evita que a planta bambu fique sobrecarregada por excesso de água. Cheque sempre o nível de umidade do substrato antes de fazer as regas, além de sempre utilizar água filtrada no processo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um bambu, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Bibliografia
  • AMARAL, Adriele. Bambu da sorte: tire todas as suas dúvidas sobre essa planta mística. Transforme Sua Casa. Disponível em: <https://www.transformesuacasa.com.br/bambu-da-sorte>. Publicado em 24 de setembro de 2018. Acesso em 14 de abril de 2020.
  • CAMPANINI, Verónica. Como HACER los RULOS en el BAMBÚ de la suerte, RULOS en el LUCKY BAMBÚ 111. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=N6Q3Nd90V-4>. Publicado em 22 de maio de 2019. Acesso em 14 de abril de 2020.
  • SÍTIO DA MATA. Bambu Mosso: Conheça Todas as Suas Características. Disponível em: <https://sitiodamata.com.br/blog/bambu/bambu-mosso-conheca-todas-as-suas-caracteristicas/>. Publicado em 01 de setembro de 2017. Acesso em 14 de abril de 2020.