Cuidados das plantas

Como cuidar de um mini cacto

Como cuidar de um mini cacto

Se você gosta de jardinagem e comprou alguns cactos para decorar sua casa, é possível que esteja se perguntando como cuidar de um cacto pequeno. Afinal, os cactos são recomendados para aqueles que estão começando no universo da jardinagem, já que são plantas que não exigem cuidados tão profundos.

Ainda assim, algumas práticas e hábitos do dia a dia são essenciais para manter a plantinha saudável, bonita e bem nutrida. Hoje, no umCOMO, vamos te ensinar tudo que você precisa saber sobre como cuidar de mini cactos.

Você vai entender se eles precisam ou não de luz solar, qual é a frequência certa para regar, se é necessário adubar o solo em que os cactos estão plantados, entre várias outras questões. Vem com a gente aprender tudo sobre esse assunto!

Também lhe pode interessar: Como cuidar de um cacto

Índice

  1. Como cuidar de um mini cacto
  2. Como regar um cacto pequeno
  3. Mini cactos precisam de sol?
  4. Solo ideal para mini cactos
  5. Mini cactos dão flores?
  6. Mini cactos crescem?
  7. Como fazer controle de pragas nos mini cactos
  8. Tipos de mini cactos

Como cuidar de um mini cacto

Vamos ao que interessa: afinal, como cuidar de um mini cacto no dia a dia? A primeira coisa que você precisa saber sobre esse assunto é que os cactos pequenos são plantas relativamente fáceis de manter. Além disso, eles são ótimas opções para ter dentro de apartamentos ou em ambientes pequenos, já que não ocupam tanto espaço.

Outra facilidade proporcionada pela plantinha é que, graças a sua capacidade de reter água por bastante tempo, ela não precisa ser regada com tanta frequência quando comparada a outras espécies.

A seguir, confira a resposta para algumas dúvidas comuns relacionadas a como cuidar de um cacto pequeno.

Como regar um cacto pequeno

Muita gente pode pensar que não é necessário regar os mini cactos, já que eles são bastante resistentes a climas extremos e secos. Mas a verdade é que a plantinha precisa, sim, de regas de tempos em tempos. Se o cacto estiver dentro de um vaso com furo embaixo, é importante regar a cada 15 ou 20 dias, em média. Durante o verão ou quando a planta ficar muito tempo exposta ao sol direto, esse intervalo pode ser menor.

Em caso de dúvidas sobre a frequência certa para regar um mini cacto, nossa dica é verificar a terra: quando ela estiver seca, é sinal de que os cactos estão precisando de água.

Portanto, para manter seus pequenos cactos sempre saudáveis, as dicas de rega são:

  • Vereficar a umidade solo: se ao colocar seu dedo no solo a uma profundidade de 2 a 3 cm sentir que a terra ainda está úmida, deverá esperar alguns dias para regá-lo.
  • Garanta que água chegue às raízes: quando chegar o momento de regá-los garanta que a água atinja as raízes. Uma maneira de verificar isso, é garantir que água saiu pelos orifícios no fundo do vaso pelo pratinho.
  • Não deixe as raízes encharcadas: certifique-se de que a água não fique acumulada no pratinho ou na base do vaso. As raízes dos mini cactos são suscetíveis a apodrecer se ficarem encharcadas.
  • Regue com menos frequência no inverno: durante os meses mais frios do ano, os mini cactos entram em um período de dormência e precisam de menos água. Regue-os com menos frequência e em menor quantidade.
  • Regue de acordo com a condição climática: se o clima estiver quente e seco, você pode precisar regar seus mini cactos com mais frequência do que durante um período de clima frio e úmido.

Se quiser se aprofundar mais no tema sobre a rega dos mini cactos, leia nosso outro artigo sobre Como regar cactos.

Mini cactos precisam de sol?

Sim, mini cactos precisam de sol. A plantinha gosta muito de locais ensolarados e precisa receber pelo menos 6h diárias de luz solar direta. Afinal, elas são espécies nativas de desertos, locais que têm alta incidência de raios solares durante todo o ano. Mas atenção! É importante não extrapolar muito esse tempo sob o sol, já que cactos podem sofrer queimaduras de sol se a exposição for exagerada.

Por isso, o ideal é posicionar o seu mini cacto em um local bem iluminado da casa, como no batente da janela ou em uma varanda. O banheiro, por outro lado, não é um espaço tão indicado para os cactos, já que não costuma receber luz solar tão direta.

Solo ideal para mini cactos

Para plantar mini cactos saudáveis, o solo ideal é aquele fino, que consiga drenar bem a água. Os solos porosos, por exemplo, são ótimas opções para cultivar as plantinhas. O ideal é buscar solos próprios para cactos em lojas de produtos de jardinagem, já que esse tipo de produto costuma contar com pequenas pedrinhas que facilitam a drenagem.

Mini cactos dão flores?

Mini cactos têm, sim, a capacidade de fazer nascer pequenas florzinhas acopladas entre seus espinhos. Geralmente, essas flores são pequenas, delicadas e duram pouco tempo, cerca de 3 a 5 dias.

Mini cactos crescem?

Sim, os mini cactos crescem. De forma geral, os cactos são capazes de crescer de acordo com o tamanho do pote ou vaso em que foram cultivados. Isso significa que, quanto maior o recipiente, maior a capacidade da plantinha de se desenvolver.

Se você quiser que seus mini cactos cresçam bastante, o ideal é escolher um vaso grande e enriquecer o solo com substratos, além de tomar todos os cuidados que mencionamos anteriormente. Por outro lado, se a sua ideia é evitar o crescimento desenfreado do mini cacto e mantê-lo pequenininho, use potes menores com pouca terra e substrato.

Quer saber como Como ter cactos bonitos? Leia nosso outro artigo.

Como fazer controle de pragas nos mini cactos

As pragas são organismos que se proliferam em plantas, reduzindo sua longevidade e qualidade. Por isso, assim como é o caso para outras plantas, os mini cactos precisam passar por um controle de pragas para que se mantenham bonitos e saudáveis. Para fazer isso, é importante contar com remédios e ferramentas como tesoura de poda para retirar as partes mais danificadas pelos fungos.

Tipos de mini cactos

Existem muitos tipos de mini cactos, alguns dos quais são populares como plantas de interior devido ao seu tamanho compacto e aparência única. Aqui estão alguns exemplos de tipos de mini cactos:

  • Echinocactus grusonii: possui um formato arredondado e espinhos amarelos.
  • Ferocactus latispinus: tem um formato cilíndrico e espinhos amarelos.
  • Mammillaria hahniana: tem espinhos curtos e uma aparência esférica.
  • Rebutia marsoneri: tem um formato esférico com espinhos vermelhos.
  • Opuntia microdasys: possui almofadas redondas com pequenas projeções espinhosas e globos amarelos.
  • Gymnocalycium mihanovichii: Tem um formato esférico com espinhos curtos e é conhecido por produzir botões coloridos na parte superior.
  • Astrophytum asterias: tem um formato estrelado e espinhos brancos.

Esses são apenas alguns exemplos de mini cactos, e há muitos outros tipos com uma variedade de formas, tamanhos e cores. Cada um deles tem sua própria aparência única e pode ser uma excelente adição a qualquer coleção de plantas.

Agora que você já sabe como cuidar de um mini cacto, conta para gente, qual deles você tem em casa?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um mini cacto, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Bibliografia
  • GARDEN'S WHISPER. How to take care of small cactus plants (mini cactus care guide). Disponível em: Acesso em: 12 de junho de 2022
  • CASA VOGUE. Mini cactus: como cuidar das suas plantinhas. Disponível em: Acesso em: 12 de junho de 2022
  • THE SPRUCE. How to grow and care for indoor cactus. Disponível em: Acesso em: 12 de junho de 2022

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
lucilia domingues
obrigada pelas dicas
Como cuidar de um mini cacto