menu
Partilhar

Como cuidar de um cacto pequeno

Por Maria Antônia Rocha. 4 julho 2022
Como cuidar de um cacto pequeno

Se você gosta de jardinagem e comprou alguns cactos para decorar sua casa, é possível que esteja se perguntando como cuidar de um cacto pequeno. Afinal, os cactos são recomendados para aqueles que estão começando no universo da jardinagem, já que são plantas que não exigem cuidados tão profundos.

Ainda assim, algumas práticas e hábitos do dia a dia são essenciais para manter a plantinha saudável, bonita e bem nutrida. Hoje, no umCOMO, vamos te ensinar tudo que você precisa saber sobre os cuidados com mini cactos. Você vai entender se eles precisam ou não de luz solar, qual é a frequência certa para regar, se é necessário adubar o solo em que os cactos estão plantados, entre várias outras questões. Vem com a gente aprender tudo sobre esse assunto!

Também lhe pode interessar: Como cuidar de um cacto

O que são mini cactos

Antes de te ensinar como cuidar de um cacto pequeno, é importante dar um passo atrás e entender o que são mini cactos e o que os diferencia dos cactos comuns. Na verdade, como o próprio nome já diz, a resposta é bem simples: os mini cactos são pequenos, medindo alguns poucos centímetros, enquanto os cactos disponíveis na natureza são altos, atingindo alturas de até 15 metros.

Apesar dessa diferença muito simples, os mini cactos guardam uma das características mais comuns que vem à mente quanto pensamos nessa espécie: eles possuem espinhos afiados em toda a sua extensão. Evolutivamente, os espinhos são folhas que não se desenvolveram plenamente e que têm a função de proteger as plantinhas dos predadores e auxiliar no processo respiratório.

Atualmente, existem cerca de 2.000 espécies de mini cacto em todo o mundo. Elas fazem parte da família Cactaceae, cuja principal característica é a capacidade de se adaptar e sobreviver em ambientes extremamente não propícios, como desertos e locais de clima árido. Isso acontece porque as diferentes espécies de cacto são capazes de acumular água em seus tecidos, o que faz com que elas tenham estoque suficiente para se manter hidratadas nos períodos de seca.

Leia mais: Como salvar cactos morrendo

Como cuidar de um mini cacto

Vamos ao que interessa: afinal, como cuidar de um mini cacto no dia a dia? A primeira coisa que você precisa saber sobre esse assunto é que os cactos pequenos são plantas relativamente fáceis de manter. Além disso, eles são ótimas opções para ter dentro de apartamentos ou em ambientes pequenos, já que não ocupam tanto espaço. Outra facilidade proporcionada pela plantinha é que, graças a sua capacidade de reter água por bastante tempo, ela não precisa ser regada com tanta frequência quando comparada a outras espécies.

A seguir, confira a resposta para algumas dúvidas comuns relacionadas a como cuidar de um cacto pequeno:

Mini cactos precisam de sol?

Sim, mini cactos precisam de sol. A plantinha gosta muito de locais ensolarados e precisa receber pelo menos 6h diárias de luz solar direta. Afinal, elas são espécies nativas de desertos, locais que têm alta incidência de raios solares durante todo o ano. Mas atenção! É importante não extrapolar muito esse tempo sob o sol, já que cactos podem sofrer queimaduras de sol se a exposição for exagerada.

Por isso, o ideal é posicionar o seu mini cacto em um local bem iluminado da casa, como no batente da janela ou em uma varanda. O banheiro, por outro lado, não é um espaço tão indicado para os cactos, já que não costuma receber luz solar tão direta.

Mini cactos dão flores?

Mini cactos têm, sim, a capacidade de fazer nascer pequenas florzinhas acopladas entre seus espinhos. Geralmente, essas flores são pequenas, delicadas e duram pouco tempo, cerca de 3 a 5 dias.

Rega de mini cactos

Muita gente pode pensar que não é necessário regar os mini cactos, já que eles são bastante resistentes a climas extremos e secos. Mas a verdade é que a plantinha precisa, sim, de regas de tempos em tempos. Se o cacto estiver dentro de um vaso com furo embaixo, é importante regar a cada 15 ou 20 dias, em média. Durante o verão ou quando a planta ficar muito tempo exposta ao sol direto, esse intervalo pode ser menor.

Em caso de dúvidas sobre a frequência certa para regar um mini cacto, nossa dica é verificar a terra: quando ela estiver seca, é sinal de que os cactos estão precisando de água.

Solo ideal para plantar mini cactos

Para plantar mini cactos saudáveis, o solo ideal é aquele fino, que consiga drenar bem a água. Os solos porosos, por exemplo, são ótimas opções para cultivar as plantinhas. O ideal é buscar solos próprios para cactos em lojas de produtos de jardinagem, já que esse tipo de produto costuma contar com pequenas pedrinhas que facilitam a drenagem.

Como fazer controle de pragas nos mini cactos

As pragas são organismos que se proliferam em plantas, reduzindo sua longevidade e qualidade. Por isso, assim como é o caso para outras plantas, os mini cactos precisam passar por um controle de pragas para que se mantenham bonitos e saudáveis. Para fazer isso, é importante contar com remédios e ferramentas como tesoura de poda para retirar as partes mais danificadas pelos fungos.

Mini cactos crescem?

Sim, os mini cactos crescem. De forma geral, os cactos são capazes de crescer de acordo com o tamanho do pote ou vaso em que foram cultivados. Isso significa que, quanto maior o recipiente, maior a capacidade da plantinha de se desenvolver.

Se você quiser que seus mini cactos cresçam bastante, o ideal é escolher um vaso grande e enriquecer o solo com substratos, além de tomar todos os cuidados que mencionamos anteriormente. Por outro lado, se a sua ideia é evitar o crescimento desenfreado do mini cacto e mantê-lo pequenininho, use potes menores com pouca terra e substrato.

Se gostou do nosso conteúdo sobre como cuidar de um cacto pequeno, você também pode se interessar por: Como ter cactos bonitos

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um cacto pequeno, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Bibliografia
  • GARDEN'S WHISPER. How to take care of small cactus plants (mini cactus care guide). Disponível em: Acesso em: 12 de junho de 2022
  • CASA VOGUE. Mini cactus: como cuidar das suas plantinhas. Disponível em: Acesso em: 12 de junho de 2022
  • THE SPRUCE. How to grow and care for indoor cactus. Disponível em: Acesso em: 12 de junho de 2022

Escrever comentário

Como cuidar de um cacto pequeno
Como cuidar de um cacto pequeno

Voltar ao topo da página