Como cuidar de um limoeiro

Como cuidar de um limoeiro

O limoeiro é uma árvore cítrica frutífera de folha perene que pode chegar a medir 4 metros e viver 70 anos. Seu fruto, como você certamente já conhece, é o limão, um produto rico em vitamina C cheio de propriedades alimentares e estéticas. Quer plantá-lo em casa? Neste artigo de umComo te ensinamos como cuidar de um limoeiro.

Vai precisar de:
Passos a seguir:
1

O limoeiro é uma árvore que precisa de luz e umidade, por isso você deverá plantá-la em um lugar onde pegue bastante sol e regá-la assiduamente. Será importante plantá-lo com uma terra argilosa, que filtre bem. Ele não tolera o frio e o vento, de modo que no inverno é recomendável cobri-lo. A temperatura ideal para plantá-lo é ente 17 e 28 graus, portanto, recomenda-se fazê-lo entre março e setembro.

2

Ao plantá-lo, é importante saber que precisa de muito adubo rico em nutrientes como o nitrogênio, o fósforo ou o potássio. De modo que ao introduzir as sementes na terra, não só é vital que a terra filtre, mas também serão necessários dois quilos de adubo.

3

A irrigação do limoeiro deve ser abundante durante todo o ano. Na época estival será diariamente e no inverno a cada dois ou três dias no máximo. O tipo de irrigação deve ser escolhido em função do terreno, se for grande ou um jardim você poderá escolher entre um borrifador, um regador ou um sistema de inundação. Na medida do possível você deverá utilizar água sem sal nem fertilizantes para melhorar a colheita.

Imagem: kerchak.com
4

Na primavera realiza-se a poda, que não deve ser excessiva, sobretudo nos primeiros anos. Eliminam-se os galhos secos e liberam-se os do interior para que a luz chegue mais facilmente.

Imagem: lahorticultura.com
5

Quando o limão estiver amarelo é o momento de sua colheita, os verdes ainda não estão maduros. Há várias florações ao ano, ainda que o normal seja colher entre o outono e o inverno. Para colhê-los, não se deve dar puxões, colhem-se com alicates e evitando a umidade, seja da chuva ou o orvalho da manhã.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um limoeiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.