Como cuidar de uma bromélia

Como cuidar de uma bromélia
Imagem: vasosedecoracao.com.br

Se você gosta de plantas, prefere aquelas fáceis de cuidar mas não aprecia especialmente cactos nem suculentas, certamente irá gostar das bromélias! Esta variedade de plantas floridas se adapta bem à maioria dos espaços, quer interiores quer exteriores, por serem muito resistentes. Existem mais de 3,2 mil espécies de bromélias, e assim que você encontrar a sua preferida e a começar a cultivar, estará na hora de aprender como cuidar de uma bromélia. Neste artigo de umComo.com.br podemos ajudá-lo nisso, simplesmente continue lendo!

Passos a seguir:
1

Coloque a bromélia em um cômodo bem iluminado, porém sem que a planta receba luz solar direta.

2

Esta planta, por ser resistente, se dá bem em cômodos mais escuros também, mas isso retarda o seu desenvolvimento e floração.

Imagem: blog.giulianaflores.com.br
3

Regue a bromélia semanalmente ou quando notar que o substrato se apresenta seco. Use a quantidade de água necessária para umedecer o substrato e não encharcá-lo.

4

Em dias quentes é aconselhado que borrife a bromélia com água. Algumas variedades, como a Neoregelia e a Vriesia, acumulam água no interior das flores, porém isso não é grave.

Imagem: flores-online.com
5

Esteja atento a alguns sinais: se as folhas da sua bromélia começarem a encolher, significa que a planta precisa de água; se apresentarem manchas escuras, significa que existe água a mais.

6

Retire as folhas secas de forma a permitir um melhor desenvolvimento da planta.

Imagem: plantas-interior.com
7

No momento de adubar a planta, o que deverá ser feito na primavera, evite fertilizantes com boro, cloro ou fósforo em excesso e prefira um de formulação NPK 10-4-16.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de uma bromélia, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Conselhos
  • As flores das bromélias perduram muito tempo, no entanto muitas das espécies apenas florescem uma vez na vida, e outras demoram anos até voltar a florescer.
  • Para incentivar sua bromélia a florir, plante-a em húmus ou coloque pedaços de maçã a apodrecer no substrato, o que libertará etileno.