Como cuidar de uma buganvília

Como cuidar de uma buganvília

A buganvília é uma planta de origem sul-americana conhecida também como três-marias, pau-de-roseira, ceboleiro, santa-rita... e com muitos outros nomes segundo o país. Trata-se de uma colorida trepadeira que se adapta a qualquer tipo de terreno, por isso será ideal para decorar qualquer jardim ou varanda. Se você também quer desfrutar desta bonita flor, é só prestar atenção a este artigo de umComo e aprender como cuidar de uma buganvília.

Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, é importante saber que a buganvília é uma planta trepadeira, por isso, o ideal será que disponha de um lugar adequado em seu jardim ou varanda onde a planta possa subir e ir crescendo à vontade. Isto implica que deverá prever um espaço suficientemente grande, porque as buganvílias vão se estendendo.

2

Deste modo, entre os cuidados da buganvília, encontra-se o fato de instalar algum suporte ou estrutura que guiará às flores e sobre o qual ela irá subindo. Nas lojas de jardinagem e centros de bricolagem poderá encontrar elementos destinados especialmente a este uso que poderá colocar, por exemplo, na frente de paredes como uma separação no seu jardim.

Se preferir, também existe a possibilidade de colocar diversos canas para que as flores possam ir subindo e se enrolando, tal como se faz com outras plantas.

3

É importante que localize suas buganvílias em um lugar ensolarado, já que é uma planta que requer muita luz solar. No caso das espécies de buganvília que crescem no interior, existem inúmeras variedades desta espécie, será necessário colocá-las nos locais com mais luz ou em sacadas.

4

Será fundamental regar as buganvílias três vezes por semana no verão, enquanto na época de frio poderá espaçar mais a irrigação. Nunca deverá encharcar a terra onde as buganvílias estão plantadas, já que as raízes apodrecem e acabam com a planta.

5

Quanto ao solo onde a buganvília será colocada, um substrato universal servirá, mas deverá adubá-la com determinada frequência. Para que as flores cresçam fortes e bonitas, recomenda-se um adubo orgânico no inverno e mineral durante o verão.

6

Também será necessário podar as buganvílias para fomentar o crescimento e conseguir uma planta mais saudável. Deste modo, durante os meses de fevereiro ou março deverá cortar os ramos que estejam em mau estado, ou muito longos; com isto conseguirá que os brotos jovens cresçam com mais força.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de uma buganvília, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.