Como cuidar de uma dama-da-noite

Como cuidar de uma dama-da-noite

As flores dama-da-noite são aquelas espécies conhecidas pelo seu aroma intenso e floração noturna, por isso também são chamadas de flores noturnas. A sua fragrância é uma das mais fortes e pungentes entre as plantas. Possui crescimento acelerado e alta resistência, não necessitando de cuidados especiais. Pode ser plantada isolada ou em grupos e com um dos aromas mais relevantes da natureza, se torna uma flor indispensável em jardins aromáticos e, neste artigo, do umCOMO apresentamos a planta dama-da-noite e todos os seus cuidados essenciais! Veja como cuidar de uma dama-da-noite, saiba quando ela florescer, faça mudas e esclareça outras dúvidas que possam ter surgido.

A planta dama-da-noite

A dama-da-noite é uma planta arbustiva bastante conhecida pela sua flor que se abre e exala um aroma inconfundível ao cair da noite - uma vez abertas, podem permanecer assim por até 23 horas. Tem características bastantes rústicas como as suas folhas verdes ovaladas e flores brancas miúdas e pode chegar aos 5 metros de altura.

Nem todos sabem, mas a planta dama-da-noite é um tipo de cactus com flor. Apesar da sua versão branca ser a mais conhecida, ela também pode aparecer em outras espécies de flores noturnas, em versões vermelhas ou rosadas, todas com floração noturna e aromática.

Cuidados com a dama-da-noite

Se você acabou de plantar a dama-da-noite ou a trouxe para casa recentemente, é muito importante ter uma estaca, arbusto ou apoio (cerca ou muro) para que seus ramos possam se desenvolver como arbustos.

Luz

Com fácil desenvolvimento, é bom deixar a árvore da dama-da-noite em um local com muita incidência solar, sendo que a planta cresce muito mais com luz direta do sol, mas suas flores se desenvolvem mais com meia sombra e só florescem durante a noite e com flores mais desenvolvidas também são atenuados os aromas.

Substrato

Os cuidados para com a dama-da-noite em vaso são simples: deve ser adubado com adubo orgânico para que ele fique fértil, deve possuir grande capacidade de vazão de água (isso pode ser resolvido com cacos de telha no fundo do vaso, antes da terra e adubo, neste caso não use a areia para ajudar na vazão da água pois a dama da noite não se dá bem com a areia salgada) e por ser uma planta arbustiva vale colocar uma estaca no vaso para que ela tenha onde se agarrar. O vaso também deve ser grande pois a planta pode crescer bastante e dificultar a troca de vaso quando já estiver desenvolvida.

Pragas

As pragas mais comuns na dama-da-noite são os pulgões, moscas brancas e aranhas vermelhas. Em caso de surgimento delas, sugerimos os remédios caseiros para combater as pragas nas plantas.

Poda

Quanto à poda, aconselha-se realizá-la após a floração principal, que costuma acontecer na primavera ou verão. Assim, você evita que ela cresça muito e aumenta as chances de uma segunda floração.

Quando a dama-da-noite floresce?

Por ser uma planta tropical, a dama-da-noite resiste bem ao calor e não gosta muito de frio. por isso, se bem cuidada pode florescer durante o ano todo. Sendo que na natureza geralmente floresce uma ou duas vezes no ano, na primavera ou no verão.

Como fazer a dama-da-noite florescer

Para que ela floresça mais de uma ou duas vezes você precisa "enganar a planta" fazendo-a pensar que está em período de verão ou primavera, com abundancia de sol e regas. Além de deixá-la em contato direto com o sol ou à meia sombra você também pode regá-la de três a cinco vezes por semana, sem deixar a terra encharcada, para isso é necessário o calor/contato com luz solar e grande capacidade de vazão de água nos vasos. Na época de floração também é aconselhável utilizar fertilizantes ricos em ferro.

Como fazer muda de dama-da-noite

A multiplicação da dama-da-noite pode ser feita durante a época de floração por por sementes ou estaquias, no final da primavera ou início do verão. Para fazer muda de dama-da-noite por estaquia, corte um ramo da planta da meia-noite, deixe um dia em repouso para que o corte possa cicatrizar e então, acomode a ponta cortada do ramo em mistura para plantio. Mantenha o substrato úmido e siga os cuidados com o cacto dama-da-noite recomendados anteriormente.

Precauções com a dama-da-noite

Tente não deixa-la próxima a janela onde dormem crianças ou idosos, à noite, o seu cheiro muito forte pode ser tóxico também.

Além do seu aroma, você teve tomar cuidado se possui crianças em casa, pois a planta é tóxica e ingerir a flor ou parte da planta pode ser catastrófico. Na agricultura a dama da noite é considerada uma praga por ser nociva a saúde do pasto. A sua ingestão pode causar dores de barriga, irritação nas mucosas, vômitos e até alucinações.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de uma dama-da-noite, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Bibliografia
  • GAGO, Marina. Ecología verde. Cuidados de la dama de noche. Disponível em: <https://www.ecologiaverde.com/cuidados-de-la-dama-de-noche-899.html/>. Acesso em 14 de maio de 2020.
  • GAGO, Marina. Ecologia verde. Cultivar la dama de noche, arbusto con fantástico aroma. Disponível em: <https://www.ecologiaverde.com/cultivar-la-dama-de-noche-arbusto-con-fantastico-aroma-896.html/>. Acesso em 14 de maio de 2020.
  • USDA GRIN Taxonomy. Taxon: Epiphyllum oxypetalum (DC.) Haw. Disponível em: <https://npgsweb.ars-grin.gov/gringlobal/taxonomydetail.aspx?id=27844/>. Acesso em 14 de maio de 2020.