Como cuidar de uma Érica

Como cuidar de uma Érica
Imagem: umaflorpordia.blogspot.com

Da família das Éricas (Cuféia ou Falsa Érica) esta flor tem origem na América do Sul, mas especificamente no Brasil. Uma planta de porte pequeno, de 30 a 40 centímetros e suas folhas são verdes em formato de lança, permanentes assim como o florescimento, que ocorre durante todo o ano. Ideal para ser cultivada em jardins, canteiros, sob cervas vivas, jardineiras ou entre pedras. Neste artigo umComo te ensina como cuidar de uma Érica, uma flor ideal para se misturar na paisagem do seu jardim.

Passos a seguir:
1

O seu porte pequeno torna a Érica uma planta ideal para ser cultivada em jardins e os cuidados são mínimos. Atenção a um fator: as Éricas não podem ser podadas, esta planta não resiste bem à poda e pode morrer por causa dela.

2

O solo deve ser fértil e pode ser adubado com adição de matéria orgânica. Além da fertilidade o solo deve possuir boa vazão de água, porém, para o bom desenvolvimento da planta e suas flores é bom que esteja úmido.

Imagem: floresplantasecultivos.blogspot.com
3

As Éricas gostam de climas quentes, portanto podem ficar à meia sombra ou com luz direta do sol. Apesar desta planta não apresentar quase nenhum grau de dificuldade no plantio, alguns cuidados devem ser tomados, a Érica não suporta temperaturas baixas, caso você viva em alguma região onde faz muito frio, seja o ano todo ou no inverno vale levar este fator em consideração.

4

A sua propagação pode ser feita através de sementes (processo natural) ou por mudas e estacas preparadas que devem ser plantadas no início da primavera para que a planta não apresente dificuldade na adaptação ao solo. As sementes e mudas podem ser encontradas em Floriculturas físicas ou lojas online.

Imagem: flores-online.com
5

As Éricas e plantas de sua família são comuns para serem usadas em bonsais também por apresentar tronco semi-lenhoso e flores e folhas naturalmente pequenas.

Outra curiosidade é que a cor das flores costuma mudar de acordo com a idade da planta, sabendo que pode variar entre o branco e a cor roxa, mas com a idade as cores ficam mais claras e pode chegar a um tom de rosa.

Veja também:

  • Como preparar mudas
  • Como preparar substratos para mudas
  • Como fazer estaquia
  • Como fazer alporquia
  • Como fazer mergulhia
Imagem: ausbonsai.com.au

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de uma Érica, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.