Como cuidar de uma espada-de-são-jorge

Como cuidar de uma espada-de-são-jorge

Espada-de-são-jorge é um dos nomes mais comuns da Sanseviéria, uma planta de origem africana muito usada no Brasil para decorar jardins interiores e ecológicos. Ela tem aspecto de uma suculenta, as folhas têm uma coloração verde escura com bordas amarelas e são diretamente ligadas à raiz. Por ser umas espécie resistente, é muito fácil manter uma espada-de-são-jorge, mas, algumas precauções são essenciais para manter sua planta viva e bonita. O umCOMO te ensina como cuidar de uma espada-de-são-jorge.

Passos a seguir:
1

Se você já tem sua espada-de-são-jorge devidamente plantada, você deve considerar que para que ela cresça bem, é ideal que esteja em um vaso com algum sistema de drenagem. Pedras, pedaços de caco de telha ou argila expandida são suficientes para evitar o excesso de água que resultaria no apodrecimento das raízes.

2

Outra preocupação que você deve ter ao cuidar de uma espada-de-são-jorge é o tipo de vaso em que acomoda ela. Os vasos de cerâmica são muito indicados pois, além de bonitos, suportam bem o peso que a espada-de-são-jorge pode atingir, visto que as suas folhas podem chegar a 90 cm de altura.

3

Com o vaso adequado, é hora de pensar em um bom local para alojar sua espada-de-são-jorge. Esse tipo de planta suporta temperaturas entre 13ºC e 24ºC, portanto, pode ficar tanto dentro de casa, quanto no jardim. Mas, é importante pensar em um local que receba iluminação natural por pelo menos 5 horas diárias. Sendo que o sol mais quente deve ser evitado, do mesmo modo que o inverno rigoroso.

4

Regar na medida certa também está entre as atenções para cuidar de uma espada-de-são-jorge. O ideal é que ela seja regada uma vez por semana e duas vezes no verão, ou em locais de clima muito quente e seco. O excesso de água pode apodrecer a planta.

Vale sentir a superfície da terra, se estiver seca ou se as folhas estiverem se inclinando, é sinal que o vaso está seco e precisa ser aguado.

5

Apesar da sanseviéria não necessitar fertilizante, você pode aplicar alimentos para cactos com uma frequência mensal para cuidar de uma espada-de-são-jorge. Dessa forma a planta deve crescer mais forte e resistente.

6

Folhas caindo indicam que é a hora de podar a sua planta. Para fazer isso, corte as folhas que estão danificadas, elimine um pouco a terra para nivelar o seu suporte e se necessário, replante-a em um vaso maior. O indicado é que a espada-de-são-jorge seja replantada uma vez por ano devido ao seu crescimento.

7

As folhas da espada-de-são-jorge podem acumular poeira. Para limpá-las, utilize um pano úmido e nada mais. Seja delicado.

8

Se você escolheu cuidar de uma espada-de-são-jorge dentro de casa ou do apartamento, escolha locais próximos às janelas ou sacadas.

9

Se você tem uma folha de espada-de-são-jorge na água e quiser replantar na terra, basta transferi-la para um vaso preparado com drenagem, terra, areia e um pouco de composto orgânico.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de uma espada-de-são-jorge, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Conselhos
  • A espada-de-são jorge pode ser tóxica para cães, gatos e criança. Se tiver animais domésticos e crianças em casa, pense bem onde vai colocar a planta