Como cuidar de uma planta carnívora

Como cuidar de uma planta carnívora
Imagem: quedecoracion.com

Hoje em dia as plantas carnívoras estão cada vez mais presentes em nossos jardins e pátios. Seu mistério, atrativo, mecanismos e comportamentos fazem delas plantas especiais. Cuidar delas para que cresçam saudáveis e esplêndidas é muito simples, pois as plantas carnívoras são muito resistentes e não requerem muitos cuidados. Mas se tiver dúvidas, preste atenção neste artigo. Em umComo.com.br contamos-lhe como cuidar de uma planta carnívora e mantê-la em bom estado em seu jardim.

Passos a seguir:
1

Verifique que tipo de planta carnívora você tem. Há uma grande variedade de espécies, mas as mais comuns são as tropicais, que precisam de muita umidade e uma temperatura alta, e as não tropicais, que são mais resistentes às temperaturas frias e são consideradas mais selvagens.

2

Localize a planta em um lugar adequado. Para isso você precisa ter em conta o tipo de clima de que ela precisa.

3

Se você comprou a planta pequena, o ideal é plantá-la em um vaso e cobrir com um plástico. Isto fará com que fique como em uma estufa. Lembre-se que no início de seu crescimento, as plantas carnívoras são muito delicadas, pelo que você deve ter muito presente o tipo de clima adequado. Em menos de um mês, você poderá libertá-la do plástico e deixar que cresça ao ar livre.

Imagem: curiosite.es
4

Quando for plantar, acrescente areia pobre e terra grossa. Lembre-se: a terra deve conter esfagnos -musgo de pH ácido- que a nutrirá. Existem areias especiais para plantas carnívoras, você pode consultar em um viveiro.

Imagem: estilo-y-hogar.blogspot.com
5

Se seu tipo de planta for tropical, lembre-se de que ela precisará de grandes quantidades de umidade e luz. Por isso é recomendável acrescentar água destilada ou de chuva no prato do vaso. É conveniente conferir regularmente se o prato contém água. Lembre-se: durante os meses de verão pulverize com água a planta carnívora com frequência.

Imagem: notasdehumo.com
6

Quanto à luz, evite expor sua planta diretamente aos raios do sol. Ainda que requeiram muita luz, como outras muitas plantas, não é recomendável que o sol incida de forma direta.

7

Se sua planta carnívora for de interior, você mesmo deverá alimentá-la. Você poderá deixá-la uma vez por dia ao ar livre para que ela mesma capture os seres vivos com os quais se nutre. Caso não seja possível, você deverá fornecer insetos tais como: formigas, moscas, aranhas pequenas ou traças. Lembre-se: as plantas carnívoras podem sustentar-se durante períodos breves com a fotossíntese, mas o mais aconselhável é que capturem os alimentos no exterior.

Imagem: faunatura.com
8

Cuidado com as pragas! Os parasitas costumam atacar as plantas carnívoras. Se quiser evitá-lo, vá regulando a temperatura e a umidade à qual estão expostas. Também é conveniente retirar as folhas mortas com rapidez.

9

Se sua planta já tiver sido contagiada e os parasitas tiverem conseguido atacá-la, você pode agir usando álcool isopropílico, que atuará como um inseticida e acabará com a praga.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de uma planta carnívora, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Conselhos
  • Tenha muito cuidado com o clima. Lembre-se que as plantas carnívoras não suportam temperaturas extremas. Consulte no viveiro onde a tiver adquirido as condições mais apropriadas para seu tipo de planta.
  • A temperatura ideal para elas é média. Durante a época de inverno é necessário que invernem, assim estarão melhor durante a primavera.
  • Use pulverizadores antifungos para evitar os contágios da planta.
  • É recomendável transplantar a planta carnívora a cada dois anos, deste modo você evitará que a terra contenha sais minerais demais, pois não é benéfico. Faça-o sempre na primavera.
  • Evite colocar a planta em vasos de barro, já que este material contém sais minerais.