Como cuidar de uma planta de aloe vera

Como cuidar de uma planta de aloe vera

A aloe vera, também chamada de babosa, é uma planta que não deveria faltar em nenhum lar, pois esta possui várias propriedades benéficas tanto para a saúde[1]quanto para a beleza. Conhecida como "a planta milagrosa" por ter múltiplos usos, a espécie é uma carta na manga por servir tanto como decoração por ser uma presença natural e verde em seus ambientes quanto por ser recomendável de se ter no jardim ou no interior do seu lar em razão das propriedades medicinais que possui. A grande vantagem da planta é que ela não precisa de muita atenção já que são poucos os cuidados necessários para mantê-la em ótimas condições.

Se você começou a cultivar uma babosa e não tem muita prática com a espécie, veja nesse artigo do umCOMO todos os detalhes de como cuidar de uma planta de aloe vera.

Como cuidar de aloe vera

Vaso

Aprender a cuidar de babosa em vaso exige atenção a um detalhe extra: o próprio vaso. Use um vaso largo e raso para esta planta, esqueça os vasos muito pequenos, além disso, é melhor que não seja pesado demais, assim você pode deslocá-la facilmente para o interior ou o exterior.

Outro fator muito importante a se prestar atenção em relação ao vaso do aloe vera é o material do qual o recipiente será feito. Por ser essa uma planta que não exige grandes quantidades de água[1], é preferível utilizar um vaso de material poroso, como é o barro, para que a água possa fluir e vazar, o que evitará grandes acúmulos de líquido. O cuidado é importante pois, quando inundamos plantas que não se adequam às grande umidades, acabamos por correr o risco de afogá-las, deixo-as com uma aparência descuidada ou então acabarmos com a babosa morrendo.

Se você tem a planta em casa e gostaria de aprender um pouco mais sobre como utilizá-la, veja como cortar as folhas do aloe vera.

Adubo para babosa e substrato

Um ponto muito importante e que merece nossa atenção na hora de aprender como cuidar de babosa é saber qual é o adubo ideal para a planta, afinal, cada espécie tem exigências diferentes de forma que o adubo para babosa, quando bem escolhido, poderá fazer toda a diferença na saúde de sua planta.

Misture um pouco de terra com areia ou perlita, já que as aloes precisam de um solo poroso e nutritivo. Este tipo de planta não gosta que suas raízes estejam na água, por isso precisam de um terreno de fácil e rápida drenagem.

Ao chegar a primavera, adube o solo com húmus de minhoca, você também o pode o fazer durante os transplantes.

Babosa gosta de sol ou sombra?

Luz

Saiba que a aloe vera é originária do norte da África[2], região que recebe bastante sol. Em razão de suas origens, podemos saber que essa é uma planta que lida muito bem com grande quantidade de luz, ou seja, devemos deixá-la em locais bastante iluminados onde a babosa receberá luz direta do sol durante o dia.

Se tiver a planta de aloe vera dentro de casa, coloque em um lugar onde receba a maior quantidade de luz natural possível. Caso você a coloque no exterior, procure um lugar à luz do sol, mas tenha em conta que quando chover ou tiver risco de geadas você deve cobri-la para protegê-la.

Água

Para aprender como cuidar de aloe vera é bastante importante saber que essa é uma espécie que não precisa de muita água para sobreviver[3], o que se dá justamente por ser uma planta suculenta que retém bastante líquido em suas folhas.

Em razão da capacidade de retenção de água que a alo vera possui, esqueça a ideia de andar com o regador todos os dias, você deve regar seu aloe vera a cada 15 ou 20 dias, utilizando pouca água e despejando-a diretamente sobre a terra, sem deixar o vaso transbordado de água. Tenha em conta que o aloe vera com muita água apodrece.

Apesar de geralmente serem um tanto similares, existem alguns tipos de aloe vera. Se você quer saber quais são e quais as suas diferenças, veja também quais são as espécies de babosa.

Propriedade das aloe vera

Muito de fala sobre as características medicinais da aloe vera e de seu vasto uso, mas quais serão as vantagens que a planta pode trazer para a nossa saúde? Veja abaixo uma lista com todas as propriedades que tornam a babosa uma ótima planta para cultivarmos:

  • Cicatrizante;
  • Antibacteriana;
  • Antifúngica;
  • Antiiflamatória;
  • Antivirótica;[3]

Em razão de suas propriedades, a aloe vera é capaz de curar queimaduras, cicatrizar feridas, aliviar dores cutâneas.

Para usufruir das propriedades da planta, você pode utilizá-la in natura, entretanto, também é possível encontrar uma variedade de produtos comercializados que fazem uso da aloe vera[4] e que serão uma boa alternativa caso você não tenha a planta em casa.

Para aprender um pouco mais sobre o assunto e descobrir outras funções da planta, veja também quais são as propriedades da babosa.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de uma planta de aloe vera, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

ReferĂȘncias
  1. FREITAS, V. S.; RODRIGUES, R. A. F.; GASPI, F. O. G. Propriedades farmacológicas da Aloe vera (L.) Burm. f. Revista Brasileira de Plantas Medicinais, Vol. 16, Nº 2, pp. 299-307, Campinas, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbpm/v16n2/20.pdf. Acesso em: 17/07/2020.
  2. PARENTE, L. M. L.; CARNEIRO, L. M.; TRESVENZOL, L. M. F.; GARDIN, N. E. Aloe vera: características botânicas, fitoquímicas e terapêuticas. Arte Médica Ampliada, Vol. 33, Nº 4, 2013. Disponível em: http://abmanacional.com.br/arquivo/b6cd193b5e9142a17b7ef973e1517676e0cd6064-33-4-aloe-vera.pdf. Acesso em: 23/07/2020.
  3. FALEIRO, C. C.; SANDRO, T. H. E.; CAVALCANTI, L C.; CAVALCANTI, A. S. S. O extrato das folhas de babosa, Aloe vera na cicatrização de feridas experimentais em pele de ratos, num ensaio controlado por placebo. Natureza on line, Vol, 7, Nº 2, pp. 56- 60, 2009. Disponível em: http://plone.ufpb.br/nephf/contents/documentos/artigos/fitoterapia/o-extrato-das-folhas-de-babosa-aloe-vera-na-cicatrizacao-de-feridas-experimentais-em-pele-de-ratos-num-ensaio-controlado-por-placebo.pdf. Acesso em: 17/07/2020.
  4. Sousa, E. A. O.; Neves, E. A.; Alves, C. R. Potencial Terapêutico de Aloe Vera (Aloe Barbadensis): Uma Breve Revisão. Revista Virtual de Química, Vol. 12, Nº 2, pp. 378-388, 2020. Disponível em: http://static.sites.sbq.org.br/rvq.sbq.org.br/pdf/v12n2a09.pdf. Acesso em: 17/07/2020.