Como cuidar de uma roseira

Como cuidar de uma roseira

As roseiras são uma das plantas mais comuns em casas e jardins, já que suas flores embelezam qualquer canto. As rosas, com sua inequívoca fragrância e sua diversidade de cores, são ao mesmo tempo uma das flores preferidas na hora de fazer ramos para presentear. Por este motivo, plantar roseiras em casa é uma ideia genial, mas você deverá saber quais são os cuidados que esta planta necessita. Descubra com este artigo de umComo.com.br alguns truques sobre como cuidar de uma roseira.

Passos a seguir:
1

As roseiras devem ter luz solar por pelo menos 6 horas por dia. A exposição direta ao sol de 4 a 6 horas por dia faz bem, inclusive para as rosas, que preferem a sombra.

2

É necessário que o solo tenha uma boa drenagem de água para evitar o acúmulo, embora também devamos comprovar que retenha alguma umidade.

3

As rosas secas que tenham ficado na roseira devem ser eliminadas para que deixem espaço para as novas rosas.

4

Um dos cuidados principais que as roseiras precisam é uma correta poda, que fará que floresça mais e tenha melhor saúde. A roseira deve ser podada em pleno inverno, quando a planta está adormecida, sendo o mês de fevereiro ou março a data limite para realizá-la (no hemisfério norte).

5

Realizaremos a poda com umas tesouras bem afiadas, e os cortes deverão realizar-se de maneira enviesada para dentro para ajudar que a água não se acumule e, além disso, devemos tentar não cortar sobre os nós para melhorar o crescimento.

6

Também será necessário tomar medidas preventivas para as pragas que podem afetar as nossas rosas ou toda a planta. O pulgão e o besouro são os insetos que mais poderão afetar a nossa roseira, portanto, você deverá ir a uma loja especializada para adquirir algum produto contra as pragas.

7

Quando a sua roseira floresça, poderá cortar suas flores para fazer um bonito ramo.

Veja também: Minha roseira não floresce, o que fazer? - Receita do adubo e cuidados

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de uma roseira, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.