Como cuidar de uma trombeta americana

Como cuidar de uma trombeta americana

A trombeta americana é conhecida na botânica pelo nome de Campsis radicans, no entanto, pode receber popularmente vários nomes como o de trombeta americana, jasmim-da-virgínia, bignônia vermelha ou trombeta trepadeira. Trata-se de uma planta originária do sudeste dos Estados Unidos e caracteriza-se por suas flores, que são muito vistosas e crescem com uma forma genuína de trombeta, deixando o jardim com diversos tons que vão desde o laranja até o vermelho, encontrando também exemplares cujas flores apresentam uma cor similar ao fúcsia. Dispõe de espaço suficiente no exterior de sua casa? Então esta espécie pode ser muito adequada para decorar o seu jardim e neste artigo do umCOMO vamos explicar para você como cuidar de uma trombeta americana.

Solo e clima

Sua floração acontece entre o verão e o outono dando lugar a flores amplas, que podem atingir dimensões de 4-5 centímetros de diâmetro. Isso, em conjunto com a sua folhagem densa, fazem da trombeta americana uma das melhores opções para cobrir superfícies verticais. Esta planta é perene, possui um caule lenhoso e cresce de forma muito rápida, podendo chegar a uma altura de 10 a 12 metros, por isso é utilizada normalmente como uma planta trepadeira.

A trombeta americana pode se adaptar praticamente a qualquer tipo de solo, mas claro que possui as suas preferências. Cresce bem em solos ricos, úmidos e bem drenados, mas também pode se desenvolver tanto em pH ácido como alcalino e tanto em solo argiloso como arenoso.

Quanto ao clima é surpreendentemente resistente, pois às vezes pode chegar a tolerar temperaturas extremamente frias, por isso é uma das melhores plantas para o jardim, pois resiste bem às geadas e permanece vigorosa. O ideal é que desfrute de uma plena exposição ao sol, pois se por um lado tolera a semissombra, é uma planta que pode chegar a demorar anos para produzir as primeiras flores e, quando a exposição solar direta se reduz, a floração pode demorar ainda mais.

Apesar de não ser a melhor opção, a trombeta americana também pode ser plantada em um vaso.

Irrigação da trombeta americana

Para cuidar de uma trombeta americana temos que ter em conta a sua irrigação. Dependerá da exposição solar da planta, do clima, do terreno e da estação do ano, mas será sempre necessário manter a terra úmida de forma constante.

No verão é preciso regar com frequência e não deixar que a terra seque, pois a planta poderia mostrar sinais de desidratação como decaimento e curvatura na folhagem.

No inverno requer muito pouca irrigação, mas será igualmente importante não deixar a terra secar e prestar atenção ao estado de saúde da planta para ir adaptando a irrigação às necessidades dela.

Neste outro artigo poderá ver como cuidar de uma planta trepadeira.

Tutor

A trombeta americana é uma planta bastante autônoma quando se trata de trepar, visto que possui raízes aéreas abundantes que crescem desde seu caule lenhoso e que a planta utiliza para se fixar nas superfícies, crescendo especialmente bem em cercas, pérgolas e árvores.

No entanto, inicialmente deve ser fixada com a ajuda de um tutor (colocar ao semear a planta para não a danificar) até que o caule lenhoso se desenvolva o suficiente como para permitir uma expansão e suporte adequados da planta.

Poda da trombeta americana

Para cuidar de uma trombeta americana temos que a ir podando. As bainhas que esta planta possui atraem as aves, que formam ninho na sua folhagem, liberando uma grande quantidade de sementes que germinam sem dificuldade. Por este motivo a trombeta americana pode ser muito invasiva, principalmente fora do seu habitat natural.

A poda deve ser o principal meio de controle desta planta trepadeira e é absolutamente necessária. Devem ser retiradas todas as flores secas para estimular o crescimento das novas e também podar no final do inverno os caules que já floresceram.

Uso de fertilizantes

Quando se trata de utilizar um fertilizante para plantas é sempre recomendável escolher um produto de qualidade, o mais natural possível, pois a contaminação do meio ambiente deve ser sempre considerada.

Do mesmo modo deverão ser seguidas as recomendações de dose fornecidas pelo fabricante de cada produto, pois na atualidade existem inúmeros fertilizantes e a concentração de macro e microelementos varia de um para o outro.

Desde o início da primavera até meados do verão a fertilização deve ser semanal, durante o resto do ano não é necessário o uso de nenhum fertilizante.

Neste outro artigo pode ver como fazer um fertilizante caseiro.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de uma trombeta americana, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.