Como cuidar de videiras

Como cuidar de videiras
Imagem: rclamego.pt

Cultivar uvas não é um hábito restrito à confecção de vinhos, você pode ter uma videira em casa e aproveitar seus frutos para comer, para fazer vinhos ou para decoração ornamental. Além disso, a videira é uma ótima fruta para se plantar num pomar.

Independente da finalidade a videira não apresenta dificuldade no cultivo e se adapta muito bem a quase todos os tipos de solo, isso se você não pretende fazer um vinho de alta qualidade com as uvas da sua videira. Neste artigo umComo te explica como cuidar de videiras.

Passos a seguir:
1

Escolha um bom lugar para a sua videira ficar, este lugar deve ter alta incidência de luz solar e calor para que ela se desenvolva bem.

2

No seu plantio use fertilizantes orgânicos apenas, principalmente se você pretende consumir seus frutos mais tarde, os fertilizantes químicos podem ser nocivos à sua saúde. Desta forma você garante os nutrientes que ela precisa para se desenvolver sem afetar a sua própria saúde.

3

As videiras crescem em quase todos os tipos de solo mas evite os solos argilosos e muito úmidos. A alta umidade do solo vai afetar a resistência de suas raízes, algo necessário para que ela suporte os invernos.

4

Os níveis de nitrogênio no solo devem ser controlados, eles são essenciais nos primeiros anos da planta para que ela desenvolva o seu tronco e suas folhas mas muito dessa substancia pode acarretar problemas mais tarde. Caso o nível de nitrogênio do solo seja elevado no período de juventude e idade adulta da planta as suas folhas podem crescer excessivamente prejudicando os seus frutos. Neste caso garanta que o nível de pH do solo esteja entre 6,5 e 7,5. (A medição do pH pode ser feito através de um equipamento especializado, pode ser encontrado em lojas de jardinagem)

5

A rega da videira varia de acordo com a idade e estação do ano. No primeiro ano você deve regar com frequência durante a semana visando a meta de 20 litros semanais para que a sua raiz possa ficar robusta o suficiente para aguentar o inverno. Interrompa a rega no final do verão para que a planta possa produzir substancias anti-congelantes antes do inverno.

6

Ao plantar a sua videira ainda jovem, você deve proteger o seu caule com um tubo de plástico para evitar que ventos secos e frios atrapalhem o fortalecimento do mesmo. Isto é mais para o caso de quem mora em regiões onde o vento forte pode se tornar um problema.

7

Caso você tenha problemas com vespas ou outros insetos vale a pena colocar uma armadilha para insetos próxima à sua videira, plantar uma roseira ou arruda por perto também resolve este problema pois elas afastam essas pragas.

Imagem: infobibos.com
8

O tipo de uva determina o tipo de poda adequada, assim como a finalidade da sua planta. A poda ajuda no desenvolvimento dos frutos e na prevenção de doenças que podem vir a ocorrer durante o passar do tempo. De qualquer forma o recomendado é fazer a poda antes da primavera, ou seja, no final do inverno para que a planta não encontre dificuldade em se recuperar. Caso contrário você também pode efetuar a poda durante a primavera-verão.

9

Defina o melhor tipo de intervenção durante o inverno, as videiras costumam hibernar durante essa época e sua aparência as vezes pode deixar a entender que ela está morta, mas está apenas descansando durante essa estação nada produtiva.

Em locais mais frios, onde nevam por exemplo, não é recomendada a retirada da neve que se acumula no tronco da videira, mas como sabemos esse não é o caso do Brasil.

Veja também:

  • Como fazer estaquia
  • Como fazer alporquia
  • Como fazer mergulhia
  • Como fazer um pomar

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de videiras, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.