Como cuidar de violetas

Como cuidar de violetas
Imagem: tocadacotia.com

As violetas são uma planta de interior bem popular por todo o mundo. Na Grécia Antiga representava o amor entre Zeus e sua sacerdotisa e, atualmente, oferecer uma violeta é símbolo de amor modesto e leal. A variedade mais comum desta planta no Brasil é a violeta-africana (Saintpaulia), porém existem inúmeras e, de forma geral, todas elas são fáceis de cuidar. Se você é fã desta singela e bonita plantinha, continue lendo este artigo umComo.com.br no qual ensinamos como cuidar de violetas.

Passos a seguir:
1

A violeta deve ser colocada em um local com boa luminosidade, porém sem receber sol direito durante todo o dia.

2

De tempo a tempo, retire as folhas e flores mais velhas. Isso permitirá o surgimento de novas.

Imagem: loesshillsfloral.com
3

Regue a violeta moderadamente duas vezes por semana durante o verão e apenas uma vez por semana durante os meses de inverno. Para isso, coloque água no pratinho e não diretamente na terra.

4

Pode optar por as regar com água morna, de forma a estimular o metabolismo delas. Se a água possuir altos níveis de cloro, é preferível que a deixe primeiro descansar durante algumas horas antes de a aplicar ou que a ferva antes e deixe arrefecer.

Imagem: osbonilhas.com.br
5

Nunca molhe as folhas nem as flores desta planta, elas são muito sensíveis e poderão apodrecer.

6

Também as raízes da violeta são sensíveis e não lidam bem com o solo demasiado molhado. Por essa razão escolha mantê-las em vasos de barro, que absorvem melhor a umidade.

Dica: Confira também esse artigo e descubra como cuidar da planta zamioculca.

7

Quinzenalmente adube a terra das violetas com um produto rico em fósforo e potássio, de forma a manter a boa aparência delas.

Dica: Confira também esse artigo que explica como fazer violeta florescer.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de violetas, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.