Como cuidar dos morangos

Como cuidar dos morangos

Plantar morangos no jardim de casa ou na horta é uma ótima opção para poder desfrutar desta fruta rica que encanta adultos e crianças. É uma fruta que pode ser semeada em vasos de barro ou diretamente sobre o solo, pois se adaptará a qualquer espaço. Não é difícil cultivá-la, ainda que seja necessário efetuar uma série de cuidados básicos para que o pé de morango cresça saudável e forte. Por isso, neste artigo de umComo queremos explicar como cuidar dos morangos para que não fiquem dúvidas.

Passos a seguir:
1

Para poder desfrutar do morangos em casa ou na horta, primeiro você deve plantá-los, seja através de sementes ou plântulas. Assim, poderá escolher entre pô-lo em vasos ou colocá-los diretamente no solo, como preferir. Se quer conhecer mais detalhes sobre o processo de semeadura, consulte nosso artigo sobre como semear morangos.

2

Um dos pontos mais importantes para os cuidados dos pés de morango será a irrigação, já que deverá assegurar que recebam água constantemente, mas sem chegar a encharcá-los. Caso contrário, as raízes do pé de morango apodrecem e morrem afogadas.

3

Deste modo, recomendamos usar a irrigação por gotejamento se tiver uma superfície considerável com pés de morangos, ou regá-los frequentemente, mas com pouca quantidade de água. Se tiver os pés de morango em vasos de barro, será fundamental contar com um sistema de drenagem para evacuar a água restante e evitar a putrefação.

4

Quanto ao fertilizante para os pés de morango, sugerimos usar frequentemente um adubo orgânico como o esterco. Deste modo, conseguirá que suas plantas cresçam mais fortes e saudáveis.

5

Também é necessário impedir que os morangos toquem no solo para evitar que apodreçam devido à umidade do solo ou que os frutos sejam atacados por insetos e outros pequenos animais. Deste modo, será necessário montar algum sistema para que fiquem pendurados e não permaneçam apoiados sobre o substrato.

6

Durante o inverno ou nos meses de frio, será importante proteger e cuidar dos pés de morango por causa das geadas para que não se estraguem, embora seja uma planta muito resistente. Por isso, se eles não estiverem dentro de casa ou em uma estufa, você pode optar por cobrir as plantas com palha; também é possível usar a palha para evitar que os morangos fiquem sobre o solo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar dos morangos, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.