Como cultivar abóboras

Como cultivar abóboras

A abóbora é um vegetal muito fácil de cultivar, com o qual pode fazer uma grande quantidade de pratos e sobremesas. Da mesma forma, existem muitas variedades de abóbora, de várias cores (laranjas, verdes, listradas...) e formas (redondas, alongadas, etc.), mas na hora de as plantar o processo a seguir é o mesmo para todas. A plantação da abóbora é feita no início da primavera, podendo-se atrasar um pouco caso hajam geadas e frio que as prejudicam. O terreno ótimo para cultivar abóboras deve ser solarengo e que mantenha a umidade. No entanto, é necessário uma extensão considerável de terra, uma vez que se desenvolvem horizontalmente. Para que o possa fazer você mesmo, em umComo.com.br explicamos-lhe passo a passo como cultivar abóboras.

Vai precisar de:
  • Sementes de abóbora ou plântulas
  • Terreno solarengo
  • Água
  • Enxada
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, deve escolher se quer plantar sementes ou então utilizar plântulas (plantas embrião) para acelerar o processo e adiantar a colheita. Se optar por esta segunda opção, plante as plântulas numa sementeira protegida, e depois das geadas do inverno pode transplantá-las quando já estiverem um pouco mais crescidas. O momento ideal de transplante das plântulas será quando estas tiverem duas ou três folhas.

Imagem: mundoverde.com.br
2

Em terra seca, o terreno deve ser preparado com um arado ou enxada e com tempo suficiente para que se armazene a água das chuvas. Posteriormente deve deixar o terreno plano e livre das ervas daninhas.

3

Deve plantar a abóbora no início da primavera, mas caso o tempo esteja um pouco frio e se houverem geadas, pode atrasar o cultivo das abóboras por mais uns dias, até que o tempo melhore.

4

Se plantar diretamente sobre a terra, introduza apenas duas ou três sementes em cada buraco, porque a maior parte germinará e caso tenha demasiadas não terão espaço suficiente e força para crescerem e dar fruto. No entanto, deve deixar uma distância mínima de um metro entre cada buraco de sementes, para lhes dar espaço suficiente uma vez que crescem horizontalmente.

Imagem: saudelar.com
5

Geralmente se a plantação foi feita depois de uma rega ou chuva não volte a regar mais, até que formem o primeiro fruto. Devemos evitar que a planta da abóbora fique sem água, regando-a regularmente, controlando a umidade adequada, mas tendo também atenção para não a alagar, porque poderá apodrecer.

6

O tempo que decorre desde a plantação até à colheita da abóbora costuma ser, dependendo de algumas zonas, de uns quatro meses, pouco antes das geadas do inverno. Quando as abóboras estão maduras apresentam uma cor laranja brilhante, com uma casca dura. Para além disso, as suas hastes começam a secar e a murchar.

7

Existem outros vegetais que pode cultivar na sua horta, como pimentos, berinjelas e ervilhas. Consulte os nossos artigos e saiba como o fazer.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cultivar abóboras, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Conselhos
  • Se pretende conservar as abóboras durante um longo período de tempo, corte-as com a haste ou inclusivamente com um pedaço do caule.