Como cultivar acelgas

Como cultivar acelgas

As acelgas são um vegetal rico em vitamina C, fornecem muita fibra ao organismo e é um dos componentes favoritos das dietas baixas em calorias. Tem um grande poder diurético e ajuda ao correto funcionamento do intestino. Na hora de cozinhar acelgas, ela é muito amiga das saladas e massas. Para que tenha sempre acelgas à mão, em umComo.com.br explicamos como cultivar acelgas em casa.

Passos a seguir:
1

Primeiro saiba que a acelga, pode ser semeada em qualquer tipo de terra. O mais importante é vigie sempre para que a terra não tenha excesso de água, já que o excesso de umidade pode matar a planta.

2

As sementes da acelga devem ser demolhadas durante dois dias na água antes de semeá-las. Devem ser plantadas a 2,5 cm de profundidade, de preferência em um jardim e com 8 cm de separação entre cada semeadura.

Imagem: redeci.ning.com
3

A melhor temporada para semear acelgas é a última semana do inverno ou a primeira da primavera, para que tenham florescido no verão e possam desfrutar delas durante o calor. Se você vive em um país onde o inverno não é muito agressivo, plante-as no verão para desfrutar delas durante o frio.

4

Quanto à irrigação da acelga, é recomendável que o faça duas ou três vezes por semana com muita água. Se as temperaturas estão muito quentes regue quatro vezes por semana, enquanto no inverno basta regar duas vezes.

5

Para coletar a acelga é necessário que as folhas tenham atingido 18 cm. Comece pelas folhas externas e quando a planta tiver crescido o suficiente, arranque as pencas.

6

Dado curioso: as folhas e o talo da acelga devem ser cozidos em separado, já que têm diferentes tempos de cozimento. A raiz da acelga pode chegar até 90 cm de profundidade na terra: por isso é rica em tantos minerais!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cultivar acelgas, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.