Como cultivar alamanda amarela

Como cultivar alamanda amarela

A Alamanda sp, nome científico da popularmente conhecida como alamanda, é uma planta ornamental, trepadeira, originária do Brasil mas cultivada no mundo inteiro. A sua popularidade deve-se ao fato de que ela combate pragas devido à sua toxicidade, sendo um pesticida natural. Além da floração amarela, a alamanda também pode ser rosa ou roxa. É uma planta muito utilizada no paisagismo também por conta de sua beleza exuberante, e costuma ser mais encontrada em territórios ao norte e nordeste do Brasil. Neste artigo do umCOMO, traremos informações e dicas importantes para que você entenda perfeitamente como cultivar alamanda amarela. Continue lendo e aprenda um pouco mais sobre essa belíssima flor.

Como cuidar de alamanda amarela

Se você deseja cultivar um pé de alamanda amarela em casa, deve tomar alguns cuidados importantes para garantir a beleza da planta:

  • A planta precisa estar exposta à luz do sol direta e deve-se evitar plantá-la próxima a cercas e muros frágeis, uma vez que a ramagem da alamanda é tão vistosa que pode acabar sendo pesada para essas construções mais fragilizadas.
  • O solo ideal para o cultivo de alamanda precisa ser bem drenado e com adubo orgânico composto (de adubo animal e folhas decompostas) rico em fósforo para ajudar na florada. Abra uma cova, coloque humus de minhoca, adubo granulado NPK 10-10-10, dessa forma, você garante que a sua planta nasça forte e rapidamente.
  • A alamanda é uma planta que cresce principalmente em climas quentes, e nesses casos faz-se necessário regá-las frequentemente. O ideal é regá-la regularmente, mas sem deixar o solo encharcado. Em climas mais amenos a frios, basta regar a planta quando não houver chuvas.
  • A alamanda é uma planta que floresce o ano inteiro – mas desenvolvendo-se muito melhor em época de primavera e de verão, por conta da luz do sol e do calor. Reforçamos a necessidade da planta de receber luz direta para o seu bom desenvolvimento.

Como podar alamanda amarela

  • A alamanda é uma planta de médio porte, podendo chegar até mesmo a 3 metros de altura quando cultivada de maneira adequada – mas esse crescimento é gradual e moderado, o que permite o jardineiro acompanhá-la e podá-la melhor.
  • Por ser uma trepadeira, a alamanda precisa de podas de formação ou de condução para que cresçam direcionadas ao lugar de sua preferência. Mas atenção: as podas só podem ser feitas após a floração.

Sim, alamanda amarela é tóxica

Um cuidado fundamental é decidir aonde plantar a muda de alamanda, uma vez que a planta possui certo grau de toxicidade, que falaremos mais à frente. Certifique-se de plantar a sua alamanda longe do contato e do alcance de crianças e pets como cachorros e gatos.

No entanto, uma precaução essencial deve ser tomada na hora de plantar sua muda de alamanda. A beleza da planta esconde seu potencial tóxico que está presente no látex resinoso e venenoso, por toda a planta. Em contato com a pele, esse látex pode causar o aparecimento de dermatites e outras doenças da pele. Esse alerta vale não apenas para a alamanda amarela, mas também para a alamanda roxa e outras plantas da mesma espécie.

Em casos de ingestão da planta, os efeitos colaterais são náuseas, vômitos, diarreias, cólicas e consequente desidratação.

Leia também: Como plantar hibiscos

Como fazer pesticida de alamanda

É esse mesmo veneno tão tóxico para os humanos da alamanda que a torna um verdadeiro pesticida natural contra pragas de jardim, principalmente pulgões e cochonilhas:

  1. Recolha as folhas da alamanda e faça um chá.
  2. Espere a água esfriar e, com a ajuda de um borrifador, espalhe o líquido na vegetação atacada pelas pragas.
  3. Faça o uso desse procedimento quantas vezes forem necessárias para a recuperação da planta.

Cuidados essenciais com o pesticida de alamanda

Tome cuidados extras na hora da aplicação e depois: lembre-se de utilizar luvas na hora de cortar as folhas para preparar o chá, não reutilize o borrifador para outras finalidades e faça a completa higienização das mãos e braços quando terminar de mexer com a planta. O chá deve ser preferencialmente aplicado em um dia sem sol ou no início da noite, e não deve ser guardado para ser reutilizado posteriormente pelas características voláteis do composto. Outra precaução é não aplicar o chá nas plantas em épocas de chuva, pois diluiriam o pesticida e diminuiriam sua eficácia.

Outras opções em: Como fazer pesticidas naturais

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cultivar alamanda amarela, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.