Como cultivar bromélias

Como cultivar bromélias
Imagem: infojardin.com

As bromélias são plantas ideais para dar vida e cor ao seu jardim. As bromélias são típicas do continente americano e existem pelo menos duas mil espécies, mas graças à sua versatilidade podem ser cultivadas com qualquer clima. Descubra neste artigo de umComo.com.br o que deve fazer para cultivar bromélias em casa e como deve cuidar delas.

Passos a seguir:
1

O primeiro que deve saber para cultivar bromélias é que este tipo de planta cresce ao lado das árvores, mas pode se adaptar a um vaso preferivelmente de cerâmica ou plástico e com ventilação por baixo e dos lados. Encha o vaso com diversos tipos de terra. Para garantir a drenagem da planta, encha o vaso com argila e carvão.

2

Para o crescimento da planta você deve garantir sua fertilização. Nos primeiros 15 dias é recomendável colocar adubo foliar universal e nos 15 dias seguintes adubo para floração, para ajudar sua planta a crescer com uma cor chamativa e saudável. Vá a uma loja de confiança e peça que lhe recomendem os fertilizantes mais confiáveis.

3

As bromélias costumam floresceruma vez, algumas rapidamente e outras podem demorar anos. Quando uma bromélia floresce é comum que nasçam filhos da planta; se deseja retirá-los é recomendável fazê-lo com uma tesoura, pois cortar com uma faca poderia deteriorar a planta.

4

Se for inverno, não se preocupe pela temperatura. Esta planta costuma suportar de 0ºC até 40ºC sem sofrer nenhuma variação ou colocar em risco seu cultivo. No entanto, é importante que a intensidade da luz seja alta, pois quanto mais luz tiver melhor será a cor das suas folhas e de suas flores.

5

A água é indispensável para as bromélias, já que elas vivem da umidade. Por isso, regue suas bromélias de duas a três vezes por semana quando tiver pouca umidade. Apesar de tolerarem períodos de seca, é importante que tenham sempre um pouco de água no fundo.

6

Esta planta é resistente a quase todas as pestes, mas pode chegar a apresentar algum tipo de escamas marrons ou brancas. Nesse caso vá até à floricultura mais próxima e peça um produto repelente para estas bactérias. Além disso, é importante que afaste dela todo o tipo de inseticidas pois podem causar danos importantes nas suas folhas e raiz. Evite sempre o ar condicionado e o excesso de irrigação.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cultivar bromélias, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.