Como cultivar feno-grego

Como cultivar feno-grego

O Feno-Grego, cientificamente conhecido como foenum-graecum é uma planta que pode crescer até cerca de dois metros, num solo ligeiramente ácido, podendo ter seus "frutos" colhidos durante todo o ano, desde que ele esteja num local adequado para o seu plantio, com bastante sol e fertilidade no solo.

A planta tem origem na Ásia, mais pro lado do ocidente que pro oriente e em torno do mediterrâneo é que foi cultivada durante séculos, por causa das suas propriedades benéficas ao corpo humano, que detalhamos melhor no artigo sobre os benefícios do feno-grego. Se quiser saber como plantar feno-grego continue lendo este artigo que umComo preparou para você.

Passos a seguir:
1

Escolha o lugar ideal para o plantio do feno-grego que conforme dissemos, deve possuir boa incidência solar, solo fértil e bem drenado, para que quando você regar a planta o solo não fique encharcado ou molhado durante muito tempo (já que a planta não gosta de muita umidade); o solo também deve ser levemente ácido, entre 6 e 7.

Você deve apenas evitar os solos mais úmidos e frios, que podem levar as raízes ao apodrecimento ou adormecimento, respectivamente.

Imagem: dir.indiamart.com
2

Compre as sementes e se você não for plantá-las assim que adquiri-las, deixe-as guardadas em locais escuros e secos, até o plantio. Antes de plantá-las num local definitivo - porque elas não devem ser transplantadas - você deve realizar uma germinação primária, que se altera de acordo com a forma que você deseja cultivá-la, ao ar livre ou dentro de casa.

3

Se você pretende cultivar feno-grego ao ar-livre procure um local onde a temperatura do solo está em torno dos quinze graus, se preferir, plante-as no fim da noite, após deixá-las para germinar num algodão levemente umedecido ou papel toalha - exatamente como fazemos com os feijões - e elas germinarão mais ou menos dentro de três dias. Prefira plantar feno-grego ao ar livre na primavera, e no outono, colha os frutos antes que eles se quebrem e deixe-os secar ao sol.

4

Se você preferir, cultive o feno-grego dentro de casa, mas como dissemos, desde que esteja dentro das especificações e ele possa ao menos tomar 6h de sol intenso por dia. Para isso, germine as sementes da mesma forma que ensinamos na instrução anterior, mas espere até o quarto dia e depois plante num vaso definitivo. Procure por um vaso grande o suficiente para que possam ser plantadas ao menos 4 sementes com um espaço de 5 centímetros entre cada uma delas, para maior aproveitamento da frutificação, no futuro. Plante-as no começo da primavera ou final de inverno. Veja também:

  • Como plantar alcachofras
  • Como plantar batatas
  • Como fazer uma horta em casa
  • Como plantar tomates

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cultivar feno-grego, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Conselhos
  • Não transplante o Feno grego, procure plantá-lo diretamente no local definitivo para evitar que ele perca suas forças.
  • Geralmente, em locais com climas mais definidos, a colheita é feita durante outono.
  • Escolha sabiamente o local de plantio, com bastante espaço, pois ele se reproduz e alastra com facilidade.
  • Caracóis e algumas outras pragas sentem-se muito atraídos pelos frutos do feno-grego.
  • As sementes, folhas e frutos possuem propriedades benéficas à saúde humana, além de servirem como ótimos temperos e saladas.