Como cultivar Flor de Maio

Como cultivar Flor de Maio

A Flor de Maio é uma planta da família das suculentas conhecida por ter o auge do seu florescimento no outono, mais especificamente entre abril e maio. Como qualquer plantas, para que ela cresça e floresça é preciso atentar-se a alguns detalhes especiais na hora do seu cultivo. Para te ajudar, o umCOMO reuniu os melhores conselhos sobre como cultivar Flor de Maio.

Vai precisar de:
  • Muda de Flor de Maio
  • Vaso com pelo menos 10 cm de diâmetro
  • Terra vegetal
  • Substrato para mudas com pH neutro
Passos a seguir:
1

A Flor de Maio é originária da Mata Atlântica do Sudeste e, portanto, está adaptada ao clima de lá. Isso significa que na hora de cultivar Flor de Maio isso deve influenciar e também a escolha do local. Dessa forma, na hora de escolher o local, considere os seguintes fatores:

  • Clima: prefira locais com temperaturas acima dos 12ºC;
  • Luz: seu local de plantio deve receber sombra parcial mas com bastante luminosidade. O importante é que ela não esteja o tempo toda exposta diretamente ao sol, tampouco na sombra sempre;
2

Para cultivar Flor de Maio, prepare um vaso que tenha pelo menos 10 cm de diâmetro, visto que essa planta pode atingir até 30 cm de altura. Se você deseja o efeito com caimento, pense em um vaso com corrente para que ele possa estar pendurado.

3

Recomenda-se um solo bem drenado para plantar Flor de Maio. Para isso, você pode forrar o vaso com areia e pedras antes de completar com terra.

4

Complete com terra vegetal e substrato para mudas com pH neutro e abra um buraco que tenha o tamanho suficiente para acomodar a muda de Flor de Maio.

5

Acomode a muda de Flor de Maio e cubra com terra a parte do buraco, mas sem apertar muito. Regue a terra sem encharcar e tente direcionar para a raiz e não para as folhas. Se você for plantar outras mudas ao mesmo tempo, ou for deixá-la ao lado de outras plantas, recomenda-se um espaçamento de 20 a 30 cm com as outras flores e plantas.

6

Feito isso, sua Flor de Maio já está plantada. Mas agora, para que ela realmente floresça é preciso cuidar dela da maneira correta. Mantenha o solo úmido mas nunca encharcado. Você deve monitorar, mas geralmente, 2 regas por semana costumam bastar.

Após 3 anos do plantio, recomenda-se replantá-las em novos vasos com uma nova mistura de terra.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cultivar Flor de Maio, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Conselhos
  • Este mesmo processo pode ser realizado com sementes, mas é importante lembrar que o tempo de crescimento é bem mais lento.