Como cultivar lisianto - manual completo

Como cultivar lisianto - manual completo

O lisianto, de nome científico Eustoma grandiflorum, é uma flor originária da América do Norte, muito comum nos Estados Unidos e no México. No entanto, já há algumas décadas o lisianthus vem sendo popularizado em todo o mundo, sobretudo porque suas flores são muito duráveis e sua beleza, charme e elegância as fazem ideais para a composição de buquês de casamento. É possível encontrar lisianto nas cores rosa, branco, azul e violeta. Essa flor necessita de alguns cuidados especiais, mas pode ser plantada em casa sem grandes problemas. Deseja ter lindos arranjos de lisianthus enfeitando seu jardim? Continue em umCOMO para descobrir como cultivar lisianto.

Como plantar lisianto?

Você não terá dificuldades em plantar lisianto se seguir atentamente nossas recomendações. Como sabemos, o Brasil é um país de dimensões continentais e cada região do país tem um clima bem diferente do outro - temos de florestas tropicais a lugares onde predomina o semiárido.

Caso você more em uma região do Brasil cuja temperatura média esteja acima dos 25º C ou abaixo dos 15ºC, será necessário investir em uma estufa para cultivar a flor. Isso porque o lisianto gosta de ficar entre 20ºC e 25ºC, ou seja, temperaturas mais intensas prejudicam seu desenvolvimento adequado.

Além disso, o cultivo de lisianthus depende muito da água, que não pode ser pouca nem em excesso. Dessa forma, a melhor maneira de garantir que seu lisianto está recebendo a quantidade ideal de água é utilizando a técnica de irrigação por gotejamento, que mantém o solo sempre úmido mas sem encharcá-lo. Felizmente, este é um processo muito simples. Confira como fazer um regador automático caseiro e descubra como manter o solo do seu lisianthus nas condições adequadas.

Também é necessário levar em conta outros aspectos relacionados ao solo no qual seu lisianto será plantado. Fique atento à acidez do solo: o pH ideal para o cultivo do lisianto é 7, ou seja, pH neutro. Você pode aferir a acidez do solo com um medidor de pH - veja as instruções em nosso artigo como medir o pH do solo. Caso ele esteja muito ácido, é possível misturar um pouco de cal para deixá-lo mais básico. Passadas essas recomendações iniciais, vamos pôr a mão na massa: como cultivar o lisianthus?

  1. Vá até uma loja de plantas e compre sementes de lisiantos ou uma muda da flor.
  2. Depois de medir o pH do solo e adicionar um pouco de adubo, plante as sementes ou fixe a muda em um local do seu jardim que não receba luz solar direta.
  3. Faça a preparação do regador automático caseiro para garantir que a terra está sempre úmida.
  4. Aguarde de três a quatro meses para ver os brotos de seu lisianthus.

 

Como fazer muda de lisianthus

O processo para fazer muda de lisianthus é muito simples. Veja o passo a passo a seguir:

  1. Cuidadosamente, retire de um lisianto desenvolvido um ramo que não seja o principal. Você pode utilizar as mãos ou uma tesoura de poda. O ideal é que o galho a ser retirado contenha folhas.
  2. Transporte a muda para um pequeno vaso antes de fixá-lo a terra, para que as raízes possam se desenvolver de modo controlado.
  3. Após o desenvolvimento do seu lisianto, transfira-o para um canteiro em seu jardim. Pronto!

Dica: Se você tem interesse em ter um vaso de lisianthus, confira nosso artigo como cuidar de lisianto em vaso.

Flor lisianthus: significado

Lisianto é uma palavra de origem grega: lissos significa macio, e anthos significa flor. O próprio nome já sugere a delicadeza e o charme dessa flor, que é muito associada ao amor e às relações afetivas entre casais. O lisianto indica boa sorte no amor, por isso seu uso é muito apreciado por noivas na hora de fazer a escolha da composição do buquê de casamento.

O lisianthus azul sugere paz, harmonia e calma. Já o lisianthus roxo é exuberante e raro, trazendo uma ideia de sofisticação a qualquer arranjo de flores - é uma boa opção para quem gosta de flores mais despojadas. O lisianthus branco, por sua vez, está associado a ideia de pureza e bom gosto, o que o torna o queridinho das noivas. Felizmente, existem lisiantos de várias cores e cada uma se adequa melhor a um propósito. Já escolheu o seu?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cultivar lisianto - manual completo, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Bibliografia
  • http://revistagloborural.globo.com/vida-na-fazenda/como-plantar/noticia/2013/12/como-plantar-lisianto.html
  • http://www.vamosreceber.com.br/2015/08/26/romanticos-e-suaves-os-lisianthus/