Como cultivar orégano

Como cultivar orégano

Uma das ervas aromáticas mais usadas como condimento na cozinha é o orégano, uma planta de origem mediterrânea. Em qualquer estabelecimento podemos encontrar suas folhas já secas e prontas para temperar qualquer prato, mas sempre será bem mais saboroso se plantarmos nós mesmos. O orégano é uma planta muito resistente, por isso não é complicado cuidar para que cresça forte e saudável. Neste artigo de umComo explicamos com detalhe como cultivar orégano para que você também possa desfrutá-lo em sua casa.

Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, cabe destacar que o orégano é uma planta muito resistente, por isso, adapta-se de forma fácil a qualquer terreno, bem como em vasos.

2

Ao plantar orégano, escolha entre fazê-lo através de sementes ou optar pelas plântulas ou mudas que adquirimos em viveiros e centros de jardinagem. Assim que o orégano crescer, podemos reproduzi-lo através da própria planta.

3

Será necessário plantar o orégano ou colocar o vaso de barro em um lugar ensolarado, onde receba a luz solar, ainda que também possa crescer em um lugar com pouca sombra.

4

Quanto ao clima e às temperaturas, você não precisa se preocupar, já que é um arbusto com muita resistência. Suporta bem as altas temperaturas, bem como também as geadas e ambientes frios.

5

Uma das coisas mais importantes que requer a planta de orégano é um solo bem drenado ou, em caso de plantá-lo em vaso de barro, um bom sistema de drenagem. Será fundamental que a água de irrigação não fique estancada, porque pode apodrecer as raízes e estragá-las por completo.

6

Não se recomenda adubar muito a terra onde plantar o orégano, mas sim que seja um terreno pobre e pedregoso. Se plantar em vaso de barro, o melhor será combinar areia, terriço e terra de jardim em partes iguais.

7

Como já apontamos, a irrigação deve ser moderada e a água não deve ficar estancada. Durante as épocas de verão e mais secas, será necessário incrementar a irrigação mas nunca de forma abundante.

8

Quanto à coleta de orégano use-o na cozinha ou como planta medicinal, para usá-lo fresco corte os talos a uma distância considerável do solo, se forem muito grandes. Se deseja secar as folhas, recolha-as antes da floração e deixe-as em um lugar ventilado.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cultivar orégano, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.

Conselhos
  • Não abuse na irrigação do orégano.