Como cultivar pepinos

Como cultivar pepinos
Imagem: guiadolar.com

Os pepinos são hortaliças que requerem cuidados similares aos do tomate. Podem ser plantados em hortas, vasos ou estufas, e não precisam de muitos cuidados. Mas, requerem muito sol. Os pepinos são, ainda, muito bons para a saúde, uma vez que contêm 90% de água e são ricos em potássio. Seu consumo ajuda a manter em bom estado a pele, as gengivas e os dentes. Se você quer saber como cultivar pepinos, em umComo damos algumas dicas.

Passos a seguir:
1

Para cultivar pepinos, é necessário um solo bem drenado. É importante que a água não fique estagnada se quisermos que o pepino cresça. Não faz mal se a terra não tiver muita profundidade, com 10 centímetros já é suficiente plantar suas sementes.

2

Pode plantar a semente do pepino ou em uma estufa ou diretamente no solo. Se você vai semear mais de uma planta de pepino no mesmo terreno, não convém que as plante muito perto porque compartilharão água, e o que convém é que o pepino esteja bem regado e receba água suficiente. Deixe uma distância de uns 120 centímetros entre as plantas.

3

A planta do pepino precisa receber luz solar, pelo menos 6 horas diárias de luz direta para poder crescer. Por isso na hora de plantá-la, escolha um lugar ensolarado, onde receba luz natural.

4

Deve regar a planta com muita frequência mas sem esquecer que não deve ficar água estagnada em suas raízes, porque se não, apodrecerá. A planta do pepino deve estar sempre úmida.

5

A melhor época do ano para plantar pepinos é durante a primavera. Para evitar as geadas e que o pepino sofra, se recomenda usar uma garrafa de plástico cortada ao meio e colocá-la sobre as pequenas plantas quando florescerem.

6

Para transplantar a planta do pepino, lembre-se que não o deve fazer se for muito grande porque se não correrá o risco de morrer. É preferível fazê-lo quando a planta ainda for pequena.

7

A colheita dos pepinos deve ser feita quando estiverem praticamente maduros. Isto é aproximadamente depois de 8 semanas de terem sido plantados. É assim que os consumimos. Se deixar amadurecer excessivamente, envelhecerão e perderão todo o seu sabor.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cultivar pepinos, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.