Como cultivar Rosa do Deserto em vaso - O jeito certo

Como cultivar Rosa do Deserto em vaso - O jeito certo

Originária da África e da Península Arábica, a Rosa do Deserto (Adenium obesum) também é conhecida como lírio impala e mini baobá. Por ser comum em lugares áridos, onde há escassez de água, a Rosa do Deserto é uma planta muito resistente e que necessita de pouca supervisão para se desenvolver adequadamente. A Rosa do Deserto pode ser plantada em qualquer período do ano, mas dá flores nas estações mais quentes: primavera e verão. No Brasil, é muito comum encontrá-la sob a forma de bonsai. O umCOMO te mostra agora como cultivar Rosa do Deserto em vaso e tudo o que você precisa saber sobre essa planta linda.

Rosa do Deserto: como cultivar?

O cultivo da Rosa do Deserto é simples e fácil. Para cultivar Rosa do Deserto em vaso, você irá precisar de:

  • Vaso (preferencialmente feito de barro e com furos no fundo para o escoamento adequado da água);
  • Substrato;
  • Tela plástica para forrar o fundo do vaso;
  • Sementes de Rosa de Deserto ou estacas.

Passo a passo de como cultivar Rosa do de Deserto em vaso

  1. Após escolher o vaso, é hora de preparar o substrato. O substrato para Rosa do Deserto deve ser rico em nutrientes como fósforo, potássio, nitrogênio e cálcio. Portanto, recomenda-se o uso do fertilizante NPK. Para preparar o substrato;
  2. Cubra o fundo do vaso com a tela plástica.
  3. Em seguida, vá fazendo as camadas: uma camada de areia, uma camada de húmus e uma camada de areia e terra comum (pode-se adicionar o fertilizante NPK nessa parte).
  4. Preparada essa parte, como plantar muda de Rosa do Deserto? Confira antes nosso artigo sobre como fazer estaquia de rosa do deserto, pois sua reprodução é por estacas.
  5. Na hora de transplantar Rosa do Deserto para o vaso, lembre-se de pegar cuidadosamente a planta e, quando for replantá-la no vaso, deixar um pouco do caule sem ser coberto pela terra.
  6. Cubra a superfície do vaso com pedrinhas ou cascalho.

Cultivar Rosa do Deserto em vaso a partir de sementes

  1. Caso você opte por cultivar Rosa do Deserto em vaso a partir de sementes, deixe as sementes na água mineral por cerca de 120 minutos antes de plantá-las na terra - a hidratação facilita o processo germinativo. Plante em pequenos vasinhos e espere que se desenvolvam (o que é indicado pelo surgimento de folhas).
  2. Após essa etapa de desenvolvimento, você poderá seguir o processo de transplante de sua Rosa do Deserto para um vaso maior em profundidade e largura.

Como plantar Rosa do Deserto no chão

Para plantar Rosa do Deserto no chão, o ideal é que você já tenha uma planta bem desenvolvida no vaso. Você pode seguir nossas recomendações a seguir:

  1. Escolha uma região do seu quintal que receba bastante sol - a Rosa do Deserto adora a luminosidade intensa.
  2. Cave um buraco na terra e, cuidadosamente, faça o transplante da planta do vaso para o chão. Lembre-se de tirar o excesso de terra das raízes e também cortá-las um pouco, porque dessa maneira sua planta irá se desenvolver melhor.
  3. Regue a planta com um pouco de água, sem deixar a terra muito encharcada - lembre-se que a Rosa do Deserto gosta de muito sol e pouca água. Para mais informações, nosso artigo como plantar mudas pode ser de grande utilidade nesse momento.

Rosa do Deserto: como podar?

Uma boa poda é muito importante para que sua planta se desenvolva corretamente. O processo de poda elimina galhos e folhas secas, melhorando a distribuição de nutrientes na sua Rosa do Deserto. No entanto, a poda deve ser realizada com muito cuidado, pois o corte de ramos pode ser uma porta de entrada para fungos e bactérias. Você não quer sua Rosa do Deserto doente, certo?

O melhor é utilizar o corte em bisel, ou seja, um corte transversal, retirando apenas galhos e folhas secas. É muito importante utilizar uma tesoura de poda estéril ou bem limpa, a fim de evitar a propagação de doenças. Outras técnicas também podem ser utilizadas, como enrolar os galhos da sua Rosa do Deserto com arame. De modo geral, todas as técnicas de bonsai podem ser utilizadas para cultivar Rosa do Deserto em vaso. Confira como podar um bonsai.

Para estimular a floração de sua Rosa do Deserto, você pode adicionar adubo NPK ao substrato ou um preparado de cascas de banana e cascas de ovos. Nosso artigo como fazer as Rosas do Deserto florirem será muito útil!

Dica: Confira também esse artigo e descubra como plantar zamioculca em vaso.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cultivar Rosa do Deserto em vaso - O jeito certo, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.