Como cultivar suculentas

Como cultivar suculentas

As plantas suculentas estão cada vez mais presentes em nossas casas e isso não é surpreendente, já que requerem pouco cuidado, basta conhecer bem o tipo de planta e ela prospera facilmente. Além disso, elas tendem a ocupar pouco espaço, embora, dependendo da espécie, se você trocar o vaso de tempos e tempos, possam crescer o suficiente para precisar de um vaso médio. Você gosta dessas plantas e quer aprender a cuidar delas? A seguir, continue lendo este artigo do umCOMO no qual explicamos como cultivar suculentas em um guia prático e completo.

Como cuidar de suculentas

Para cultivar suculentas, você precisa ter em mente que elas precisam de pouca água, um solo pobre com boa drenagem e muita luz natural sem sol direto. Essas plantas podem reter muita água em seu interior e, por isso, você precisa tomar cuidado com a rega e evitar sol forte e temperaturas baixas.

Tipos de suculentas

Esses são os conceitos básicos de seus cuidados, mas antes de comentar detalhadamente como cultivar suculentas, vamos conhecer quais são seus tipos e espécies, uma vez que existem muitas suculentas diferentes que você pode ter em casa. As plantas suculentas são algumas das mais conhecidas entre os diferentes tipos, mas todas exigem cuidados bastante simples. São muito variadas e de grande beleza, pois possuem formas, tamanhos, cores e flores de grande variedade, tornando a casa mais aconchegante e dando um toque natural e simples. Escolher uma dessas plantas pode ser uma decisão difícil, não por sua complexidade, mas por sua grande variedade, já que existe um grande número de espécies. Especificamente, estas são os principais tipos de suculentas:

  • Agavaceae: 300 espécies originárias da América Central e do Norte.
  • Aizoaceae: 2.000 com origem no Sul da África.
  • Apocynaceae: 500 originárias da África, península arábica e Índia.
  • Asphodelaceae: 500 originárias da África, Madagascar.
  • Cactaceae: 1.600 originárias da América.
  • Crassulaceae: 1.300 originárias em todo o mundo.
  • Didiereaceae: 11, com origem em Madagascar.
  • Euphorbiaceae: mais de 1.000 com origem em todos os continentes.
  • Portulacaceae: mais de 500 originárias da América.

Veja mais em: 5 suculentas de sombra e como cuidar delas

Obviamente, cada espécie tem certas necessidades que podem ser específicas, mas há certos cuidados básicos das plantas suculentas que devem ser conhecidos para cuidar bem delas em casa e, assim, mantê-las sempre saudáveis.

Como regar as suculentas

Certamente, uma das primeiras perguntas que você se fez é como regar suculentas e, de fato, esse é um dos pontos mais importantes de seus cuidados para cultivar suculentas. As suculentas são plantas que sempre guardam uma boa quantidade de água em seu interior, o que lhes permite superar períodos de extrema seca e calor. Elas têm duas maneiras de conseguir isso: por um lado, têm certas partes, como as folhas ou caules, que armazenam água. Por outro lado, reduzem a transpiração para que possam retê-la de maneira mais eficiente.

O fato de que elas precisam e são capazes de reter água não significa que precisam ser encharcadas para que possam absorvê-la, uma vez que essas plantas coletam a água do solo pelas raízes e do ambiente pelas folhas. De fato, a particularidade de poder coletar umidade com as folhas de maneira tão eficaz é que permite que muitas dessas espécies sejam aéreas, ou seja, cresçam suspensas no ar ou em lugares com pouco solo. Por essa peculiaridade, as plantas suculentas aéreas ou suspensas também são muito procuradas.

Como elas armazenam água com muita facilidade, se você regar demais, vai afogá-las. Por isso, o excesso de rega é uma das principais razões pelas quais essas plantas morrem em casa, uma vez que às vezes as pessoas não sabem como cultivar suculentas e as tratam como qualquer outra planta. Assim como acontece com os cactos, plantas que também retêm muita água, é necessário levar em consideração que o principal cuidado das plantas suculentas é regá-las com pouca água. Além disso, nos meses de altas temperaturas, elas podem ser regadas uma vez por semana, mas no restante do ano, quando faz frio, é necessário reduzir a rega para uma vez a cada quinze dias.

Substrato para suculentas

Esse tipo de planta cresce em árvores e áreas rochosas, por isso o substrato ideal para as plantas suculentas precisa ser pobre, ou seja, não é preciso usar uma terra muito rica em minerais. O ideal ao plantar ou trasplantar uma planta suculenta é usar uma mistura de substrato normal, ou seja, terra com minerais, e subtrato para cactos, com pedras porosas, ou ainda areia.

Como cultivar suculentas

Como praticamente qualquer outra planta, as suculentas precisam de uma boa drenagem para poder eliminar o excesso de água da rega e impedir o encharcamento. Se isso acontecer, as partes da planta que são mais suculentas, ou seja, que normalmente armazenam a água, vão amolecer e eventualmente morrer e, então, o restante das partes da planta, que normalmente não retém água, seguirão o mesmo processo.

Por isso, ao regar essas plantas, lembre-se de não exagerar e permitir que o excesso de água seja bem drenado. Não coloque um prato embaixo do vaso, ou coloque, mas depois de um curto período de tempo, esvazie-o para que a planta não absorva o excesso de água.

Luz no cultivo de suculentas

As plantas suculentas precisam de muita luz natural, mas o sol direto, especialmente nas horas em que fica mais forte e durante o verão, é prejudicial pois pode desidratá-las, eliminando suas reservas de água e queimando-as com facilidade. Portanto, não coloque essas plantas em áreas onde o sol seja forte ou dentro, ou seja, junto de uma janela, nem no exterior. O melhor é colocá-las em uma área de sol e sombra ou de sombra total, mas em que a luz natural chega. Obviamente, existem algumas espécies que suportam o sol direto melhor que outras, por isso é aconselhável informar-se na loja ao adquirir uma espécie específica.

Se você perceber que suas plantas suculentas começaram a ficar com as folhas avermelhadas, marrons e secas, é porque estão recebendo luz do sol em excesso. Para resolver isso, é recomendável mudá-las imediatamente para uma área mais adequada e podar as partes que secaram completamente. Pelo contrário, se as folhas empalidecem, é um sintoma que a planta precisa de mais luz solar.

Como cuidar de suculentas no verão

Para cuidar das plantas suculentas nos meses de calor você deve levar em consideração os seguintes conselhos:

  • As plantas devem ter luz natural mas sem luz solar direta, e se ficarem em áreas externas, é melhor que seja na sombra.
  • O substrato deve ser uma mistura de terra e areia, ou terra para cactos com pedras porosas, exceto nas espécies aéreas que não precisam de substrato ou precisam em pouca quantidade. Devem sempre ter uma drenagem eficaz.
  • A rega deve ser feita uma vez por semana com pouca água e alguma umidade ambiental, sem molhar as folhas diretamente.
  • É melhor colocá-las em áreas internas e perto de uma janela, sem que o sol as atinja diretamente, mas se colocadas no exterior, é melhor que seja à sombra.

Como cuidar de suculentas no inverno

    Por último, para cuidar de plantas suculentas nos meses de frio você deve seguir esses conselhos:

    • Elas precisam de luz natural e de um pouco de sol, já que nessa época ele não é forte.
    • Se não for uma área de temperaturas muito baixas, elas podem ficar do lado de fora, mas se estiver muito frio, é melhor colocá-las dentro de casa e perto de uma janela, pois assim como elas podem queimar com o sol direto, também podem congelar no frio excessivo.
    • O substrato e a drenagem devem ser iguais em qualquer época do ano, por isso no inverno você pode utilizar os que já comentamos anteriormente.
    • A rega deve ser ampliada e feita a cada duas semanas, embora seja bom manter alguma umidade ambiental.

    Leitura complementar: Minha suculenta está morrendo, o que fazer?

    Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cultivar suculentas, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.