Como cultivar tomate cereja

Como cultivar tomate cereja
Imagem: aprendacomoplantar.blogspot.com

Se você gosta de plantar os seus próprios vegetais e frutas, saiba que o tomate cereja é bastante fácil de manter, eles crescem e amadurecem rapidamente. Além de um pé de tomate dar muitos frutos, basta que apanhe pelo menos 4 horas diárias de sol e seja regado com frequência. Evite ir a correr ao supermercado por falta de um vegetal ou fruta que necessita, se tiver uma casa com uma varanda ou um jardinzinho que apanhe sol aproveite, faça as suas plantações. Só assim sabe exatamente o que come, poupando também dinheiro e tempo em filas intermináveis de supermercado. Aprenda neste artigo de umComo.com.br como cultivar tomate cereja.

Passos a seguir:
1

Primeiro você precisa escolher onde vai iniciar a sua plantação, escolha um local arejado com bastante sol. Os tomates cereja devem ter pelo menos 4 horas de sol diário para potenciar toda a qualidade e quantidade do fruto.

2

Escolha um vaso com cerca de 40 centímetros, deve iniciar a sua plantação no início da primavera num local coberto. Compre as suas sementes ensacadas numa loja própria ou pode optar por aproveitar as sentes dos tomates que consumiu, bastas lavar em água corrente, separando a polpa das sementes com a ajuda de uma peneira, deixe as sementes secarem de um dia para o outro e terá as suas semente prontas a serem plantadas.

3

Escolha um solo fértil, o solo deve ser solto, preparado com adubo ou estrume antes de plantar as suas sementes. Quando plantá-las, deve aplicar frequentemente fertilizantes com alta concentração de nitrogênio, durantes o período de crescimento dos seus tomates cereja, evite que ventos fortes batam no seu tomateiro.

Imagem: pouparmelhor.com
4

Os tomates necessitam de bastante água, mas não exagere. Regue 2 a 3 vezes por semana, entre regas deixe o solo secar à superfície, quando regar evite molhar as folhas e as flores. Se o solo ficar demasiado úmido facilita o aparecimento de fungos e doenças.

5

Quando os tomateiros ficarem com cerca de 10 cm, devem ser replantados cuidadosamente em vasos individuais, os vasos devem ser largos para que as raízes tenham espaço para se acomodarem e crescerem. Continue a usar os fertilizante, mas nesta fase opte por fertilizantes com alta concentração de potássio e fósforo.

Imagem: decawalfrid.com
6

Deve desbastar as folhas para fortificar a planta e ajudar no seu crescimento. Quando o seu tomateiro tiver quatro ramos com flores, deve cortar a parte superior do caule principal, para ajudar no amadurecimento dos tomates cereja. Deve também se livrar de todos os pequeno gomos que se formarem entre as folhas, quando estes atingirem um comprimento de 2 cm. Quando a sua tomateira ficar com muito peso devido aos tomates é importante atar uma estaca apropriada à sua altura para que não vergue.

7

Os seus tomates cereja precisam de 60 a 70 dias para darem frutos, devem estar prontos a serem consumidos no inicio do verão e continuarão a dar frutos até ao outono. Deve colhe-los quando estiverem vermelhos e maduros, para colher os tomates sem danificar os caules, rode os tomates até estes se soltarem.

Imagem: stopcancerportugal.com
8

Os tomates cereja são muito nutritivos, pequenos e deliciosos, podem ser consumidos inteiros, usam-se em diversas receitas de saladas, tartes ou em molhos de tomate mais requintados.

Como já percebeu não é complicado cultivar tomate cereja, aproveite as dicas e faça a sua horta ecológica.

Imagem: projetocidadesverdes.blogspot.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cultivar tomate cereja, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.