Como cultivar xaxim

Como cultivar xaxim

Xaxim, palavra que vem do vocabulário tupichachî significa enrugado, e tem a ver com o aspecto dessa planta, com o seu tronco rugoso, poroso e reto que pode alcançar 5 metros de altura na natureza e suas folhas que chegam a até 2 metros de comprimento. Essa planta, pteridófita e natural da selva amazônica possui grande beleza, mas pode ser difícil encontrá-la à venda por que esta espécie apresenta um certo risco de extinção devido ao desmatamento e para ser vendida precisa do selo de aprovação do IBAMA.

Ainda sim é possível encontrar suas mudas em muitas lojas, e lojas on-line. Neste artigo, umCOMO te explica como cultivar um xaxim espécie que combina muito bem com o seu jardim, ainda mais se você possui alguma orquídea ou bromélia, uma vez que o tronco do xaxim é um dos preferidos das trepadeiras.

Passos a seguir:
1

O ambiente ideal para o xaxim,incluindo solo e clima deve ser um local espaçoso, pois o xaxim cresce lentamente mas ocupa um grande espaço. A planta deve ser mantida úmida, o xaxim gosta de umidade como no seu ambiente natural. O xaxim no seu habitat natural cresce sempre em florestas fechadas, onde o ar é úmido e está protegida de ventos, assim como o solo é rico em matérias e substratos, para que ela se desenvolva bem procure deixá-la próxima a outras plantas, e num solo fértil.

Este tipo de samambaia aguenta muito bem os climas mais frios, até mesmo em caso de geadas mas isso quando são mais adultas, uma espécie jovem não apresenta tanta resistência ao frio.

Para fertilizar o solo você pode usar adubo orgânico com turfa e pinus, deixando a terra sempre úmida, porém não encharcada.

2

Se você possui um local com as condições adequadas, conforme as listadas acima você precisa agora adquirir seu xaxim, que pode ser comprado em lojas on-line ou lojas especializadas que possuam o certificado do IBAMA, pode ser comprada por sementes ou mudas.

3

Caso você queira fazer a reprodução do xaxim, saiba que ela deve ser feita em local sombreado e úmido, é um processo muito lento e deve ser feito através de mudas, que no caso do xaxim a forma ideal de se fazer é retirar um broto em crescimento junto com uma parte do tronco, sem ferir a planta. A forma correta de reproduzir o xaxim é através de mudas pelo fato dela ser uma pteridófita e não se reproduzir através de sementes.

4

Um fato interessante sobre o Xaxim, para você que quer saber por que esta planta corre risco de extinção, é devido ao fato de seu tronco ser ótimo para fazer substratos e vasos para plantar outras plantas, mais especificamente, orquídeas e bromélias.

As pessoas usam o tronco dela para fazer vasos e por isso o seu desmatamento é alarmante, sabendo disso, quando vir vasos feitos de xaxim à venta, não compre, ao comprar você contribui com o desmatamento desta espécie nativa da mata atlântica.

Caso você procure e precise de vasos orgânicos para plantar orquídeas, uma alternativa é utilizar os vasos feitos de casca de coco, eles servem como adubo orgânico além de seu uso não apresentar riscos à natureza.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cultivar xaxim, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.