
Se você acaba de adquirir uma panela de barro é muito importante não usar antes de fazer um processo de cura. Este ritual é realizado porque os poros do barro estão abertos, por isso, em contato com o calor a panela ou caçarola poderia formar fendas e, inclusive, chegar a explodir.
Existem diversos métodos para curar as panelas e deve-se considerar, também, o tipo de barro de que estão feitas. Tome nota porque em umComo.com.br ensinamos a você como curar panelas de barro com água, um processo muito simples, ideal para panelas, caçarolas e tigelas grandes, que deixará suas panelas prontas para você fazer seus melhores ensopados.
Mergulhe sua panela de barro nova dentro de um recipiente cheio de água. Isto ajudará os poros do barro a fecharem e a absorverem uma quantidade menor de água durante seus ensopados.
Deixe que a panela repouse entre 6 e 8 horas mergulhada. Lembre-se: toda a panela deve ficar totalmente coberta pela água, inclusive a tampa.
Durante este processo, você deve observar como vão aparecendo bolhas na panela, o que significará que os poros já estão se enchendo de água e, portanto, começando a fechar.
Passado o tempo requerido, retire a panela de barro da água e seque-a com papel de cozinha ou um pano seco.
Para acabar de fechar bem os poros, esfregue o fundo da panela - pelo lado de fora - com um dente de alho. Não se preocupe, o sabor do alho não ficará impregnado na panela nem alterará seus ensopados. Lembre-se de que deve fazê-lo apenas externamente.

Por último, deixe a panela de barro secar completamente ao ar livre antes de a usar. Pense que se começar a cozinhar imediatamente começará a sair fumaça da caçarola, pois a água dos poros evaporará.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como curar panelas de barro com água, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.