Como dar brilho a móveis de madeira

Como dar brilho a móveis de madeira

A madeira é um dos materiais predominantes no mobiliário de qualquer casa. Seja em sua cor natural ou pintada, a verdade é que ela precisa de uma série de práticas para que brilhe com plenitude. Por isso, em umComo.com.br mostramos a você como dar brilho a móveis de madeira, assim você conseguirá que sua mobília fique brilhante sem a necessidade de investir muito tempo, esforço e dinheiro.

Cuidado diário

A madeira deve ser cuidada com a maior frequência possível. Se você conta com tempo suficiente, o ideal é que, desde o primeiro dia em que tenha móveis deste material, você passe um pano úmido por cima, deixe secar um tempo conveniente e, de seguida, volte a passar outro pano suavemente, desta vez totalmente seco. Neste artigo poderá encontrar alguns truques para limpar madeira.

Remédios caseiros

Se os móveis perderem brilho, seja por descuido seu, seja porque você não tem tempo suficiente para os manter limpos diariamente, há uma série de remédios caseiros que ajudarão os móveis de madeira a voltarem a ficar brilhantes.

É o caso do vinagre misturado com água ou, na falta dele, um produto químico industrial baseado neste componente. Aplique o produto ou o vinagre diretamente com um pano úmido quando se tratar de móveis. No caso do piso de madeira, dilua o líquido em água e limpe-o normalmente.

Enceramento

Apesar dos conselhos e práticas anteriores, é possível que, pela sensibilidade da madeira, esta perca seu brilho. Por isso, o melhor é optar por encerá-la periodicamente, para ficar brilhante. Assim, para recuperar o brilho da madeira, o melhor é utilizar cera de abelha no caso do piso feito deste material. Esta cera também pode ser aplicada naqueles móveis que possam ter sido arranhados ou danificados com o passar do tempo.

Quanto ao processo de enceramento, o importante é limpar a madeira antes, deixar secar e depois aplicar o produto com um pincel ou rolo, evitando que os pelos deles grudem na madeira. Depois, deixe secar o tempo indicado na embalagem do produto.

Coisas a evitar

A madeira é um material delicado, por isso deve ser cuidada com dedicação. Para isso, tente não colocar sobre este material objetos que possam danificá-lo nem submetê-lo à pressão física. Cuide especialmente para que não seja exposto a temperaturas extremas, a possíveis queimaduras e a produtos que possam danificá-lo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como dar brilho a móveis de madeira, recomendamos que entre na nossa categoria de Limpeza da Casa.