PARTILHAR

Como decorar a casa estilo minimalista

Como decorar a casa estilo minimalista

Elegância, sobriedade e luminosidade. Estes são os três pilares sobre os quais se apoia a decoração minimalista, um estilo onde predominam os tons claros e a simplicidade. Muitas pessoas optarem por seguir o estilo minimalista em suas casas, pois este estilo oferece interiores decorados com poucos móveis, sem elementos carregados e, sobretudo, com uma aura muito parecida ao do mundo zen. Se quer decorar a sua casa seguindo este estilo, continue lendo este artigo do umCOMO em que explicamos como decorar a casa estilo minimalista.

Também lhe pode interessar: Estilo glam: chaves para decorar a casa
Passos a seguir:
1

Se quer encher a sua casa com decoração minimalista, a primeira coisa que deve saber é que este estilo se baseia em um lema concreto: menos é mais. Ou seja, a elegância desta decoração baseia-se, precisamente, em mostrar espaços quase nus, com poucos móveis, poucas cores e poucos elementos decorativos. Assim, aposta-se em uma decoração simples onde os móveis sejam simples (nada de peças carregadas ou com diferentes cores) e onde abundam as linhas retas.

Para oferecer esta sensação de amplitude e limpeza, este estilo encaixa na perfeição com espaços amplos, luminosos e altos. O conceito barroco do excesso, de sobrecarregar ou de cores é totalmente contrário ao minimalismo que aposta por espaços com tons neutros, móveis simples e espaços semi-vazios.

2

Assim, para cumprir estes princípios decorativos as cores básicas do minimalismo serão sempre tonalidades suaves com cores neutras e que tenham uma monocromia entre todos os elementos que há no espaço. Por isso, se tem as paredes brancas, os solos de parquet e as cortinas brancas, opte por um sofá que seja nude ou marrom claro e descarte a possibilidade de cores fortes como os vermelhos ou roxos. O contraste entre o branco e o preto é um hit deste estilo, porque são dois tons neutros que oferecem cômodos sóbrios, elegantes e luminosos.

Como decorar a casa estilo minimalista - Passo 2
Imagem: elrincondemilainteriorismo.blogspot.com
3

Também deverá prestar uma atenção especial na escolha dos móveis do cômodo. Para conseguir decorar uma sala com estilo minimalista é importante optar por um design simples com formas geométricas puras, linhas retas e materiais nobres. Também se priorizam os móveis baixos e mais largos que altos e estreitos. Os materiais mais adequados para cumprir com as regras deste estilo são o cimento, o vidro, as pedras ou a madeira. Os móveis que tiverem algum tipo de decoração ficam, portanto, descartados se quiser decorar a sua casa de um modo minimalista.

Como decorar a casa estilo minimalista - Passo 3
Imagem: soloplanos.com
4

Os tecidos ou os têxteis que quiser colocar na sua casa também têm que cumprir com as regras desta decoração. Por isso, as cortinas ou tapetes terão que ser sóbrias, lisas e de tonalidades neutras para estarem em harmonia com o resto do cômodo. Os tecidos rústicos feitos com linho também encaixam muito bem com o estilo minimalista, já os tecidos estampados ou étnicos já não combinam muito bem.

Se tem um terraço ou jardim deve saber que pode incorporar o estilo minimalista, mas dando-lhe um toque diferente, o chill out é o mais adequado.

Como decorar a casa estilo minimalista - Passo 4
Imagem: decorailumina.com
5

Os elementos decorativos também têm espaço nos espaços minimalista, pois também não é preciso ter a casa completamente vazia. O que temos que tentar fazer é que as cores combinem com o resto da casa ou, se quiser, que se destaquem de forma única. Por exemplo, colocar uma almofada vermelha ou um ramo de flores azuis é uma boa ideia e não quebra com este estilo. O que tem de tentar é que estes elementos diferentes sejam únicos em cada cômodo, assim irão se destacar sem quebrar com a monocromia necessária deste tipo de decoração.

Na época de Natal também tem de continuar seguindo com este estilo, por isso em umCOMO propomos-lhe algumas árvores de Natal minimalistas para combinar com este tipo de decoração.

Como decorar a casa estilo minimalista - Passo 5
Imagem: arqhys.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como decorar a casa estilo minimalista, recomendamos que entre na nossa categoria de Design de Interiores e Decoração.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Usuário anônimo
Queria imagens pra ter uma noção
Como decorar a casa estilo minimalista
Imagem: elrincondemilainteriorismo.blogspot.com
Imagem: soloplanos.com
Imagem: decorailumina.com
Imagem: arqhys.com
1 de 5
Como decorar a casa estilo minimalista

Voltar ao topo da página ↑