Partilhar

Como decorar a casa no estilo carioca

Por Nídia do Carmo. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como decorar a casa no estilo carioca
Imagem: decoralia.es

O Rio de Janeiro serve de inspiração para escritores, estilistas, músicos e poetas. Por esse motivo, faz todo o sentido que inspire os brasileiros no momento de decorar a sua casa. Se você é fã da cultura carioca, porque não adaptá-la à sua casa? Levando o seu amor pela praia e pela natureza até à decoração de sua casa, você pode garantir o espírito carioca todo o dia. Transforme seu ninho num pedaço da cidade maravilhosa e use as suas ruas como referência. Saiba como decorar a casa no estilo carioca, lendo esse artigo do umComo.

Também lhe pode interessar: Como decorar uma casa com estilo escandinavo
Passos a seguir:
1

Elementos náuticos. Para decorar sua casa com estilo carioca, não pode faltar uma alusão a navios. Em vez de pedras ou pisos frios, prefira um deck na sua varanda. As tábuas de madeira fazem um piso lindíssimo que liga o interior da casa ao azul do mar.

Dica: Para facilitar a limpeza, opte por réguas de madeira removíveis. Visite esse artigo que explica como aplicar verniz na madeira para que a manutenção das réguas seja mais fácil.

Como decorar a casa no estilo carioca - Passo 1
Imagem: wisecrib.com
2

Móveis restaurados. Poucas coisas ficam tão bem num cômodo com decoração contemporânea do que uma peça bem antiga. Se a cadeira ou o móvel antigo da vovó estão guardados no canto, é hora de pegar e restaurar.

Uma nova pintura ou uma camada de verniz costumam ser suficientes para dar nova vida a um peça, mas pode ser necessário polir a madeira ou colocar novos pés. Não desista pois vale muito a pena!

Dica: Se não sabe como, esse artigo explica como restaurar um móvel.

Imagem: dehouss.com
3

Piscina-prainha. Uma piscina maioritariamente rasa vai conferir um aspeto luxuoso de praia às zonas exteriores da sua casa. Nesse tipo de piscina, a maior parte da área tem cerca de 20 cm enquanto que a altura da parte mais funda ronda apenas um metro. Essa é a altura ideal para ficar deitado com a cabeça de fora, como você faz na praia e é mais segura para as crianças.

Imagem: imoveisup.com
4

Pia personalizada. Esqueça a tradicional pia oval ou quadrada. A tendência carioca manda que a pia seja esculpida na pedra, garantindo sempre uma peça única e customizada. Este método pode ser aplicado em mármore, granito, cimento ou corian.

Imagens: foter.com revistaaxxis.com

5

Banheira sem pés. Esqueça as banheiras renascentistas! O estilo carioca requer uma banheira branca futurista, sem pés, diretamente instaladas sobre o piso.

Jogue com os tons da casa de banho para dar contraste à banheira, e procure n ão a encostar à parede para que seja o centro das atenções da zona de banho.

Imagem: danngo.net
6

Berço em forma de ovo. Se você tem ou está esperando o bebé, essa dica vai transformar completamente o berçário. Ao invés de comprar um berço tradicional de forma retangular, opte por um berço de forma oval ou redonda.

Essa opção é excelente para ambientes pequenos pois ocupa menos espaço, sendo ideal para ocupar o quarto da mãe nos primeiros meses de vida do neném.

Imagem: koridy.com
7

Bicicletas. As bicicletas são um símbolo carioca obrigatório na decoração. Que tal pendurar o seu veículo na parede? Na horizontal ou na vertical, no jardim da varanda ou num suporte próprio, a bicicleta vai transformar a dinâmica da sua casa e revolucionar a forma de arrumar sua boleia.

Dica: para proteger a pintura da bicicleta, coloque um esponja no seu suporte.

Imagem: vel4ik.ru
8

Papel de tijolo. Para criar uma parede de tijolinhos sem ter de quebrar nada, use papel de parede com esse padrão. O efeito é muito real e você vai encontrar vários tons de papel no mercado. Se a sua casa tem paredes de tijolo, dê uma pintura e crie um cômodo colorido e divertido.

Dica: Acesse esse artigo do umComo para saber como aplicar papel de parede.

Imagem: decoist.com
9

Transparências. Cada vez mais decoradores apostam em elementos transparentes no interior. Além de conferir mais espaço aos cômodos, a transparência garante um ambiente sofisticado e moderno.

Combinando transparências com tons claros como bege, branco ou cinza claro, sua sala ganhará requinte e luz.

Imagem: m.luu.vn
10

Plantas. Dada a importância da natureza para qualquer carioca, uma casa decorada nesse estilo deve conter verdura abundante. A planta que está dominando a flora de interior é o cacto, pois exige pouca rega e melhora o aspeto de qualquer cômodo. Grandes ou pequenos, o cactos vieram para ficar e ainda bem.

Dica: Leia esse artigo para saber como cuidar de um cacto.

Imagem: seekayem.com
11

Não perca tempo e aposte já na decoração de sua casa ao estilo melhor carioca!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como decorar a casa no estilo carioca, recomendamos que entre na nossa categoria de Design de Interiores e Decoração.

Escrever comentário sobre Como decorar a casa no estilo carioca

Como decorar a casa no estilo carioca
Imagem: decoralia.es
Imagem: wisecrib.com
Imagem: dehouss.com
Imagem: imoveisup.com
Imagem: danngo.net
Imagem: koridy.com
Imagem: vel4ik.ru
Imagem: decoist.com
Imagem: m.luu.vn
Imagem: seekayem.com
1 de 11
Como decorar a casa no estilo carioca

Voltar ao topo da página