Como decorar o jardim com pedras

Como decorar o jardim com pedras
Imagem: yardshare.com

O jardim é a área exterior de uma casa, na qual os moradores podem passar algum tempo ao ar livre, se dedicar à jardinagem e decorar o espaço em redor da habitação. Existem vários estilos de jardim possíveis de recrear no exterior de sua casa, sendo que um dos mais populares é o jardim com pedras, pela sua fácil manutenção. Mas caso você apenas queira colocar algumas pedras, conciliadas com a vegetação, continue lendo este artigo umComo.com.br no qual lhe ensinamos como decorar o jardim com pedras!

Vai precisar de:
  • Rastelo
  • Pedras e pedriscos
  • Delimitador de grama
  • Manta de Bidim ou manta para jardim

Definindo o espaço

Existem infinitas possibilidades de decorar seu jardim com pedras, e será mais fácil colocar mãos ao trabalho se você estabelecer previamente onde pretende posicionar as pedras. Será que as quer exclusivamente criando um percurso no jardim, ou delimitando o espaço da vegetação? Se optar por pedras maiores pode distribui-las pelo jardim, se forem menores pode dispô-las de modo a substituir o gramado.

Tenha também em conta o espaço de que dispõe, pois ele poderá limitar o uso de pedras no seu jardim. Quando se trata de um jardim de grandes dimensões, você pode experimentar vários tipos de decoração com pedras, mas quando o jardim é pequeno, é preferível que escolha apenas uma forma.

Imagem: softgardening.com

Escolhendo as pedras

A escolha das pedras dependerá do efeito decorativo desejado, possibilidades econômicas e gosto pessoal. Em geral, quanto maiores forem, mais caras serão, sendo que as pedras mais acessíveis são as de cor mais escura.

Segue uma lista dos tipos de pedras mais populares na decoração de jardins:

  • Seixos: pedras de formato arredondado facilmente encontradas em leitos de rios;
  • Brita: pedra de formato grosseiro, pequena e geralmente de cor cinza ou branca;
  • Mármore e granito: pequenas pedras polidas semelhantes a seixos;
  • Pedra vulcânica: pedras perfuradas, ideais para colocar espalhadas pelo jardim;
  • Dolomita branca: uma boa alternativa aos seixos de cor branca;
  • Pedriscos: pedras de tamanho pequeno, geralmente saraiva miúda ou brita;
  • Argila expandida: não é considerada pedra mas é usada como tal na decoração de jardins.
Imagem: blog.gerencialconstrutora.com.br

Preparando a decoração

Misturar vários tamanhos e cores de pedras é uma dica simples para conseguir um efeito decorativo e bonito em seu jardim. Para que as pedras não se misturem, você pode facilmente delimitar o espaço delas fazendo uso de delimitadores de grama, acessório que o ajudará também a criar eficazmente curvas de pedras em seu jardim.

Outro elemento importante a adquirir é a manta de Bidim, ou manta de jardim, sobretudo se você escolher usar pedras pequenas no seu jardim. Ela o ajudará a separar a terra das pedras, conseguindo que elas não se enterrem e se mantenham limpas mesmo em dias de chuva.

Para a ajudar a decidi como pretende seu jardim decorado com pedras, faça um esquema de paisagismo, definindo o local para as pedras e para a vegetação. Uma ideia charmosa é cultivar uma planta que pretende destacar e rodeá-la na pedras dispostas em faixas de cores diferentes.

Imagem: floresjardim.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como decorar o jardim com pedras, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardim.

Conselhos
  • Encontre as pedras decorativas em lojas de materiais de construção ou jardinagem.