Como decorar um jardim de inverno

Como decorar um jardim de inverno
Imagem: decorandocasas.com.br

Você tem um jardim de inverno e quer aproveitar ao máximo este local? As flores, a mobília, a iluminação... A decoração compõe-se de diferentes detalhes que, além de dar valor estético, conseguem criar um ambiente muito confortável e estimulante. Em suma, um lar onde possa viver momentos únicos de felicidade e em boa companhia. Se precisar de ajuda para consegui-lo, não perca os conselhos que explicamos em umComo para você, sobre como decorar um jardim de inverno. Fácil, barato e divertido!

O estilo decorativo

Antes de começar a pintar e sair para comprar, há um aspecto que deve ter em consideração: o estilo decorativo. Para decorar um jardim de inverno deve pensar na tendência que vai usar, ou seja, um jardim minimalista, rústico, romântico, vintage, chill out, de inspiração árabe...

Imagem: tiquinhodecoisa.blogspot.pt

As cores

Quando já tiver decidido o estilo, será preciso pensar nas cores a utilizar para pintar o jardim de inverno. Neste sentido, é necessário pensar no tamanho e na forma deste espaço para aproveitar todos e cada um dos cantos do jardim. Se seu espaço for pequeno, o nosso conselho é usar cores claras com as quais possa ganhar luminosidade e amplitude. Por outro lado, os tons escuros e as estampas muito chamativas só conseguirão deixar seu jardim sobrecarregado, fazendo com que pareça mais pequeno do que é realmente.

Os tecidos

Já que falamos de cor e de estampas, temos que falar também dos tecidos. Eles são uma ótima solução para decorar jardins de inverno e externos, além de qualquer outro canto da casa. Uma boa ideia para decorar com tecidos pode ser a técnica do Patchwork, que permitirá a você personalizar um montão de designs. O que tem que fazer é costurar retalhos de tecidos velhos para conseguir um design único e altamente criativo, que pode usar como tapete ou como toalha de mesa para o jardim.

Os móveis e os materiais

Chegando a este ponto, temos que falar dos móveis e materiais para o chão e para as paredes. Como se trata de decorar um jardim de inverno que não estará exposto às inclemências do tempo, pode usar qualquer material. Madeira, por sua elegância e versatilidade, ferro para dar um toque rústico, ratan para uma decoração campestre, mármore e pedra para as paredes por seu classicismo... Por outro lado, ao escolher os móveis do jardim, deve considerar o tamanho e a forma do mesmo, para distribuir os móveis da forma mais correta. Designs ergonômicos, funcionais, com rodas para movê-los comodamente, conversíveis ou inclusive dobráveis.

Imagem: tadecorado.com

Plantas e flores

Um detalhe muito importante para a decoração do jardim de inverno são os complementos. Um elemento que não pode faltar em seu jardim são as flores e plantas. Se não tiver tempo para cuidar delas será melhor apostar por plantas artificiais, sem renunciar a este complemento. Se tiver espaço suficiente e um orçamento muito grande, não se esqueça de instalar alguma fonte. Pura elegância!

A iluminação

Ao decorar o jardim de inverno também não deve esquecer da iluminação, que determinará o sucesso ou o fracasso de seu ambiente. Desde velas para conseguir algo de intimidade, até lampiões para conseguir uma decoração temática muito especial. O importante é que a luz esteja bem distribuída para evitar sombras e áreas sem luz. Uma luz que, além do mais, não deve incomodar as pessoas. Quais outros conselhos você nos recomenda para decorar um jardim de inverno?

Imagem: casaefesta.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como decorar um jardim de inverno, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardim.