Partilhar

Como decorar uma casa com estilo clássico

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017

A decoração de interiores com estilo clássico é um exemplo de sofisticação e requinte. Os ambientes são elegantes e os ornamentos transformam-se em peças de arte, para este estilo que é sinônimo de bom gosto e elegância.

Os materiais nobres são os favoritos, madeiras como o carvalho, faia e cerejeira, porcelanas, cristais, bronzes, estão presentes na decoração. Os tecidos trabalhados, com bordados, sedas, veludos, são algumas das ideias para os estofos. As cores claras são mais adequadas para esta tendência, tons creme, verdes, cinzas, amarelos, contribuem para criar um ambiente calmo e suntuoso.

Também lhe pode interessar: Como decorar a casa estilo minimalista
Passos a seguir:
1

No estilo clássico, uma das suas principais características é a abundancia de elementos, que provocam uma sobrecarga dos ambientes. A simetria é a diretriz da decoração.

2

Os móveis antigos são os favoritos, mas também se admite móveis clássicos em madeiras nobres de fabrico atual. Tratam-se de elementos maciços de carvalho, mogno ou cerejeira, com frisos e estuque.

3

A decoração com quadros de molduras esculpidas, porta-retratos, talheres de prata, candelabros, porcelanas, objetos de prata ou alpaca, pequenos móveis auxiliares, tapeçarias, lustres em cristal, luzes de parede e candeeiros de pé, trazem um toque de classe e luxo.

4

Os cortinados têm um papel dominante na decoração clássica. São pesados, pendurados em barras de bronze ou madeira esculpida. Os tecidos são de jacquard, veludos, moiré, em tons claros ou combinados com cores intensas como os bordô ou o verde escuro.

5

Trata-se de um estilo que sobrevive ao tempo devido à nobreza das suas linhas e materiais. Admite a incorporação de elementos modernos, sempre que sejam de linhas simples e materiais de grande qualidade.

6

Entre o mobiliário, destacam-se as poltronas, sofás, cadeiras, mesas com pés esculpidos, bibliotecas, todas em madeiras nobres e muito trabalhadas.

7

Os ambientes são amplos e encontram-se repletos de objetos requintados, como mesas de apoio, tapetes orientais, estantes e armários. Estes espaços povoados de objetos, requerem uma iluminação indireta, para evitar as marcas das sombras.

8

As paredes do estilo clássico, adquirem protagonismo, cobrindo-se de quadros em marchetaria ou com papéis de parede.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como decorar uma casa com estilo clássico, recomendamos que entre na nossa categoria de Design de Interiores e Decoração.

Escrever comentário sobre Como decorar uma casa com estilo clássico

Voltar ao topo da página