Como dedetizar casas - Produtos e cuidados importantes

Como dedetizar casas - Produtos e cuidados importantes

É só o tempo ficar chuvoso e abafado que eles aparecem: são os temíveis insetos, que se aproveitam do calor e da umidade para multiplicarem-se, sobretudo em períodos do ano como o verão. Os insetos são um pesadelo para muitos e causam nojo na maioria das pessoas, ainda mais quando escolhem justamente a sua casa para morar. Cupins nos móveis de madeira? Formigas e baratas na cozinha? Traças nas roupas? Pernilongos incomodando seu sono? Besouros na pia? Aranhas nas paredes? Talvez sua casa precise urgentemente de uma dedetização. Confira no umCOMO como dedetizar casas e se livre de vez desses terríveis hóspedes!

Dedetização: faça você mesmo

O processo de dedetização é um tanto quanto perigoso, pois envolve diversos produtos químicos que podem ser tóxicos não só a cupins, baratas e formigas, como também aos seres humanos. Se as pragas já tiverem tomado conta do local, é mais seguro contratar uma dedetizadora - assim evita-se que você e sua família sejam contaminados por produtos tóxicos.

Contudo, também é possível partir para a dedetização - faça você mesmo caso a infestação não esteja tão grande. A melhor opção para quem deseja fazer a dedetização doméstica por conta própria é usar e abusar dos produtos naturais.

Veja também: como fazer inseticidas naturais

Produtos para dedetização doméstica

Há muitos produtos para dedetizar residência disponíveis no mercado atualmente. No entanto, todos devem ser utilizados com muita cautela e precaução, como uso de máscara e luvas, pois veneno para dedetizar residência pode ser muito forte.

Entre alguns produtos para dedetização doméstica, podemos citar o veneno de barata, por exemplo. Esse veneno é de fácil acesso, podendo ser comprado em lojas de material de construção e de produtos para casa, e também é muito seguro, isso porque o contato com o produto se dá de forma indireta. Você deve ter cuidado caso tenha bebês ou animais de estimação em casa: deixe o veneno de barata em um local de difícil alcance.

Caso os mosquitos sejam o grande problema, pode-se utilizar um borrifador com chá de citronela para afastá-los, como também velas de citronela. A citronela é um excelente produto para dedetizar residência - ela é segura e ainda deixa o ambiente mais perfumado, com um leve toque cítrico.

Você também pode comprar em lojas de material de construção e de produtos para casa produtos para dedetização doméstica específicos para algumas pragas, como ratos e cupins. O veneno de rato atrai e mata o rato quando ingerido, já o veneno de cupim é aplicado diretamente no móvel de madeira infectado.

Outras soluções acessíveis contra ratos são fazer uma ratoeira adesiva ou você mesmo preparar veneno caseiro para ratos.

Como fazer dedetização residencial

A dedetização residencial deve ser feita com muita cautela, principalmente quando se têm bebês ou animais domésticos em casa. Para fazer dedetização residencial deve-se utilizar produtos específicos para cada tipo de praga existente em seu lar, pois um veneno para matar ratos não seria tão eficiente para matar baratas, por exemplo.

Ao dedetizar casas, verifique quais são os insetos que estão se proliferando no ambiente e compre venenos adequados para cada um. Aplique o produto nas áreas onde mais se notou a presença da praga (veneno de cupim nos móveis de madeira, veneno de formiga no local onde elas já fizeram caminho, etc) e aguarde fazer efeito. Se os insetos persistirem é porque a colônia já está bem desenvolvida, sendo ideal, nesse caso, contratar uma dedetizadora.

Como dedetizar apartamento

O procedimento para dedetizar apartamento é bem semelhante ao procedimento para dedetizar casas. Você deve comprar e aplicar o produto adequado para cada praga verificada no local. No entanto, por se tratar de um edifício onde várias famílias convivem juntas, pode ser que os ratos ou insetos estejam vindo de um outro apartamento ou até mesmo das áreas comuns do prédio. Nesse caso, antes de dedetizar seu apartamento, entre em contato com o condomínio ou vizinhos e informe a existência de pragas. É provável que o condomínio realize uma varredura geral e encontre o foco do problema.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como dedetizar casas - Produtos e cuidados importantes, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Conselhos
  • Lembre-se que prevenir é melhor do que remediar. Muitas vezes ratos e insetos só aparecem quando o ambiente está sujo. Limpe sua casa frequentemente e evite acumular lixo e água parada, pois isso atrai ratos e insetos.