Como desentupir o vaso sanitário rapidamente

Como desentupir o vaso sanitário rapidamente

Quantas vezes não lhe aconteceu entupir o vaso sanitário? Você vai para usá-lo e o encontra cheio de água... um verdadeiro pesadelo!

Qualquer coisa pode estar obstruindo o vaso: papel, cabelos, objetos que ali foram deitados, etc. Mas não se preocupe porque tudo tem solução, umas mais fáceis que outras, dependendo do que está tampando a passagem da água, mas é uma questão de ir tentando as suas possibilidades até ficar limpinho!

Nesse artigo de umComo.com.br ensinamos-lhe como desentupir o vaso sanitário rapidamente, deixando-lhe várias dicas!

Desentupidor

A primeira tentativa à qual você deverá recorrer é o desentupidor, pois este poderá ser suficiente para resolver seu problema!

Você tem três tipos, o desentupidor clássico e o mais moderno, que é mais alongado e bicudo, e ainda a mangueira, sendo estes últimos melhores opções pois são mais eficazes!

Coloque o desentupidor dentro da privada, faça pressão sobre ele e confira se surtiu efeito.

Caso não seja suficiente recomendamos-lhe este desentupidor de alta pressão.

Água quente

Você poderá também experimentar jogar uma panela de água bem quente no seu vaso sanitário. Se quiser, junte também um pouco de detergente. Dependendo do tipo de obstrução, ela poderá fazer com que se dissolva e escoe pelo cano. Contudo, poderá levar algum tempo até fazer efeito.

Fazer efeito de vácuo

Um outro método, também muito eficaz, é fazer o efeito de cuo no seu vaso.

Você puxa a descarga, a maior parte da água contida no vaso sai pela parte de cima. Pois se você tampar essa saída de ar, o ar sairá junto com a água pelo cano, exercendo uma maior pressão e empurrando a obstrução alojada no cano.

Para isso, você só precisa tampar o assento de sua sanita - pode usar saco de plástico, folha de jornal, película antiaderente, etc, e reforço de fita adesiva - baixar o tampo, sentar em cima dele e puxar a descarga de seguida, quantas vezes forem necessárias.

Coca-cola

Se o resíduo que estiver obstruindo sua pia for pequeno, você pode experimentar jogar coca-cola. Agite bem para criar pressão do gás e verta uma garrafa para dentro do vaso.

Ao contrário do que se pensa, a coca-cola não desentope por ser corrosiva, mas sim por estar sob pressão do gás, podendo não ser uma técnica muito eficaz!

Soda cáustica

A soda cáustica é também uma opção viável, ainda que não seja muito recomendada, devido ao seu alto poder de corrosão que pode danificar a canalização.

Se ainda assim você quiser experimentar, é só colocar 200 gr de soda no vaso e adicionar água quente. Deixe ficar por 20 minutos e depois puxe a descarga.

Bicabornato de sódio e vinagre

Outra opção é colocar no seu vaso sanitário meio kilo de bicarbonato de sódio e junte-lhe pouco a pouco vinagre - qualquer um serve! A junção dessas duas substâncias irá resultar em uma espuma que que ajuda a dissolver as obstruções da privada, se estas forem orgânicas.

Corrosivo verde

Você pode sempre recorrer ao corrosivo verde, um produto à venda em supermercados que desentope canos.

É bem simples de usar, é só colocar um pouco no vaso sanitário, puxar a descarga, esperar um pouco e voltar a puxar.

Cabide

Você pode sempre tentar alcançar o objeto que está entupindo seu vaso fazendo um cabide-gancho!

Desenrole a parte superior do cabide, girando o gancho até conseguir soltá-lo. Abra o restante cabide e dobre a ponta que irá entrar na privada em forma de "V", para puxar o objeto. Coloque dentro do vaso, fazendo movimentos circulares para puxar o objeto até à zona visível e então removê-lo com as mãos.

Caso não tenha um cabide-gancho à mão pode usar um gancho feito especificamente para o propósito de desentupir o vaso sanitário. No umComo recomendamos-lhe este gancho que custa menos de R$4.00.

Técnico

Se nenhuma dessas opções funcionar, o melhor é chamar um técnico pois poderá ser um problema bem maior e uma obstrução mais profunda!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como desentupir o vaso sanitário rapidamente, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Conselhos
  • Antes de começar a desentupir seu vaso sanitário, coloque folhas de jornal no chão para evitar molhar tudo.
  • Calce luvas de borracha para evitar o contato com produtos corrosivos e germes oriundos do vaso sanitário.