Como desentupir ralo de quintal

Como desentupir ralo de quintal

Possuir um sistema de drenagem no quintal costuma ajudar bastante, pois ajuda a canalizar tanto a água das chuvas, quanto as usadas para limpeza ou rega das plantas. Esse sistema permite que qualquer atividade doméstica que requer o uso de água seja realizada sem maiores problemas, já que ele a coleta e faz a drenagem, impedindo que umidade e sujeiras indesejadas fiquem acumuladas.

Porém, às vezes contar apenas com um ralo no quintal não é suficiente para que você pode se esquecer completamente do acúmulo de umidade e sujeira no chão. Se você quer que o sistema de drenagem funcione de forma permanente, vai precisar fazer manutenções para evitar que ele acabe entupido e não funcione corretamente. Agora, se você quer mesmo saber como desentupir ralo de quintal, recomendamos que você continue lendo este artigo do umCOMO, em que te mostramos 11 diferentes métodos para desobstruir o ralo.

Vinagre e bicarbonato de sódio

As formas de desentupir ralo de quintal são várias, e não há resposta única sobre como fazê-lo. Uma das soluções possíveis é usar a combinação de bicarbonato de sódio e vinagre. Para que essas duas substâncias atuem de maneira eficiente, siga os passos:

  1. Com a ajuda de um recipiente medidor, adicione metade de vinagre branco e a outra metade, ou um pouco menos, mas pelo menos um terço do volume total, de bicarbonato de sódio.
  2. Essa mistura vai gerar a formação imediata de bolhas, e é por isso que você terá de despejá-la rapidamente no ralo.
  3. Com a efervescência criada, será muito mais fácil remover folhas secas, terra, cabelos e outros resíduos de sujeira nos tubos.
  4. Deixe que a mistura aja durante toda a noite ou, pelo menos, durante 6 horas.
  5. Na manhã seguinte, despeja uma boa quantidade de água morna para remover todos os restos de sujeira que estavam obstruindo o ralo.

Vinagre, bicarbonato e desentupidor

A mesma mistura de bicarbonato de sódio e vinagre, quando unida a fatores como a gravidade e a pressão, ajuda a desobstruir os tubos mais entupidos. Basta seguir as instruções:

  1. Misture bicarbonato de sódio e vinagre, como explicamos na lista anterior, para despejar pela tubulação obstruída.
  2. Remova a grade caso ela exista, despeje a mistura e coloque a tampa no tubo, ou algo que siva para tampá-lo.
  3. Uma hora depois, encha um balde grande (ou vários) com água morna ou quente, remova a tampa e despeje a água.
  4. A água terminará de mover os objetos e a sujeira que obstruía o cano, e que já tinham sido amolecidos com a mistura de vinagre e bicarbonato.
  5. Para facilitar a tarefa, ou se você notar que a obstrução é mais grave, use um desentupidor enquanto outra pessoa vai despejando a água nos canos. Assim, você terá que alternar os processos de despejar água e usar o desentupidor até que perceba que o ralo está funcionando normalmente de novo, sem nada para obstruí-lo.

Cabide de arame dobrado

Ainda que soe estranho, um cabide de arame dobrado pode ser suficiente para solucionar o problema quando você não souber como limpar a tubulação com produtos caseiros. Com estas instruções simples, você poderá desentupir o ralo manualmente:

  1. Endireite o cabide o máximo que conseguir até que ele vire um longo fio de arame.
  2. Use uma das pontas do cabide para fazer um gancho. Para isso, basta dobrá-la.
  3. Coloque o cabide na tubulação e remova toda a sujeira acumulada, usando o gancho que você acabou de fazer.
  4. Faça isso lentamente, e sempre remova a sujeira do fio de arame, procurando não empurrá-la ainda mais para dentro do ralo com o gancho.
  5. Depois de remover a maior parte da sujeira detectada ou o objeto que estava preso, despeje uma bacia ou balde de água quente para limpar completamente o tubo.

Despeje água fervente pelo ralo

Se você ainda está se perguntando como fazer um desentupidor para uma pia ou ralo de quintal, mas não quer entrar em grandes complicações, vai adorar saber que um dos métodos mais simples para desentupir o ralo é com água fervente.

  1. Coloque panelas grandes com água para ferver.
  2. Usando as próprias panelas ou, se preferir, bacias grandes, despeje a água quente, aos poucos, pelo ralo.
  3. Despeje uma boa quantidade lentamente e deixe agir por alguns segundos ou um minuto.
  4. Repita o processo várias vezes, e verá que o dreno vai passar a tragar melhor a água, não permitindo que ela fique presa e transborde.

Essa é a maneira mais fácil de desobstruir uma calha ou tubo, mas se isso não for suficiente, porque o congestionamento é grande ou por existir um objeto difícil de remover, você precisará recorrer a outros métodos.

Aspirador de pó para superfícies secas e úmidas

Um aspirador de pó para superfícies secas e úmidas será bem útil quando você precisar desobstruir um tubo de drenagem ou ralo muito entupidos. É importante que, nesses casos, você não use um aspirador de pó convencional – ou seja, apto apenas para pó -, pois ao aspirar tubulações você vai acabar encontrando água ou outras substâncias úmidas, que podem estragá-lo. Siga as dicas do umCOMO para fazê-lo da maneira correta::

  1. Regula o aspirador na função de aspirar líquidos.
  2. Aperte e sele o dreno, com o aspirador ativado em seu nível máximo.
  3. Dessa forma, você poderá eliminar tanto a obstrução do tubo quanto a sujeira armazenada no saquinho da máquina.
  4. Para garantir que o ralo já esteja desobstruído, você pode derramar água e ver se ela cai bem ou se ainda deixa a superfície encharcada.

Lembre-se de que esse não é um método infalível caso exista um objeto grande ou muito grudado, mas é mais uma alternativa que pode te ajudar a desentupir ralo de quintal.

Limpe os canos completamente

Se você ainda não sabe muito bem como desentupir o ralo do quintal e, mais ainda, se as tubulações desaguam ao nível da rua, você pode tentar limpar manualmente os canos. Siga estes passos para limpar completamente os canos de drenagem do quintal:

  1. Coloque um balde na parte inferior do tubo, permitindo que a água e a sujeira que saírem dele sejam coletadas.
  2. Solte cada uma das porcas localizadas nas extremidades do tubo com a ajuda de uma chave inglesa ou outra ferramenta semelhante para removê-las.
  3. Conclua a tarefa manualmente removendo as porcas e virando as peças do tubo de cabeça para baixo para que elas esvaziem.
  4. Para remover resíduos de sujeira, use uma escova.
  5. Lave as peças do tubo com água e coloque-as de volta na posição correta.

Fita para desentupir os canos

Existem longas fitas de plástico, com cerca de 6 mm de largura e em forma de espiral em uma das extremidades, que servem para desobstruir os tubos. Siga as etapas para conseguir isso por meio desse método, que é muito semelhante ao do cabide.

  1. Use luvas e comece desenrolando a fita.
  2. Introduza a fita pelo ralo até encontrar a obstrução.
  3. Mova a fita de trás para frente para que a ponta remova a obstrução.
  4. Recolha a fita puxando-a de volta.
  5. Repita o processo se detectar que o tubo ainda estiver um pouco bloqueado.
  6. Para finalizar, limpe a fita e deixe que ela seque ao ar livre.

Soda cáustica

A soda cáustica é um produto eficaz para desobstruir ralos e tubulações, mas requer proteção adequada para evitar danos à saúde. Siga estas instruções se deseja saber como usar soda cáustica para desentupir um ralo de quintal:

  1. Proteja seus olhos e mãos, pois a soda cáustica pode causar queimaduras se não for manuseada adequadamente.
  2. Você deve derramar água fria (cerca de 3 litros) em um balde e adicionar três xícaras do produto.
  3. Mexa a soda cáustica com a água com a ajuda de um palito ou colher de plástico.
  4. Quando a mistura começar a borbulhar e aumentar a temperatura, despeje-a no cano ou ralo entupido.
  5. Aguarde o produto agir por 30 minutos antes de derramar a água quente, para que toda a sujeira saia e o ralo seja completamente desobstruído.

Detergente para lavar louça

O detergente que você costuma usar para lavar a louça também pode ser útil para desentupir ralo de quintal. Use-o da seguinte forma:

  1. Despeje um quarto de xícara de detergente em um recipiente grande.
  2. Adicione água quente e misture um pouco.
  3. Despeje a mistura no ralo e use um desentupidor.
  4. O sabão funcionará como lubrificante e desengordurante, ajudando a quebrar a obstrução presente no tubo.

Bicarbonato de sódio e sal

A mistura de bicarbonato de sódio e sal vai te ajudar a desobstruir o ralo ao seguir os passos:

  1. Misture meia xícara de sal com meia xícara de bicarbonato de sódio. Se o ralo for muito grande ou o bloqueio for muito grave e houver muita água escorrendo, use mais dessa mistura, mas sempre respeitando a mesma proporção.
  2. Despeje a mistura no local entupido.
  3. Espere agir por 20 minutos.
  4. Despeje água quente para que ela, junto com a mistura, gere uma reação química capaz de dissolver a obstrução.

Use um pedaço de aço com um gancho

O último método que nós, do umCOMO, recomendamos para você desentupir o ralo do quintal é o uso de uma peça de aço. Assim como acontece com o cabide de arame dobrado ou com a fita plástica, um longo pedaço de aço com um gancho no final vai te ajudar a desobstruir os tubos entupidos por conta do acúmulo de sujeira.

  1. Insira a peça através do tubo bloqueado.
  2. Vá girando a peça para detectar a obstrução e fazer com que ela quebre progressivamente, até que seja completamente removida.
  3. Você pode remover os detritos aos poucos para limpar bem o ralo, sem empurrar a sujeira para baixo, o que apenas moveria a sujeira de lugar, sem removê-la.

Depois de conhecer todos esses métodos para desentupir o ralo ou cano do quintal que ficou obstruído por conta da sujeira ou de um objeto, talvez você também queira descobrir mais dicas acessando este outro artigo do umCOMO sobre remédios caseiros para desobstruir tubulações.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como desentupir ralo de quintal, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.