Como desentupir um chuveiro

Como desentupir um chuveiro

O chuveiro é uma das partes da casa que exige uma certa manutenção além da limpeza. De vez em quando, o chuveiro pode entupir e gerar alguma ou outra dor de cabeça. Um chuveiro entupido pode dar muitos problemas e não só porque a pressão da água diminui, mas porque se só houver um ralo, pode que transborde e o banheiro se inunde. O entupimento pode estar na cabeça ou no ralo, e há várias formas de limpá-los, por isso em umComo contamos para você como desentupir um chuveiro.

Passos a seguir:
1

O chuveiro pode ter entupimentos na cabeça, que é por onde sai a água, ou no ralo ou banheira, que é por onde a água sai. No caso da cabeça, os entupimentos são provocados pelos calcário e quaisquer outras substâncias que a água leva quando passa e que acabam grudadas às paredes. A cabeça costuma ser o lugar onde a presença de sedimentos é mais visível precisamente nos pequenos orifícios que aos poucos estão entupindo. Há uma forma simples de resolver as obstruções com produtos naturais.

2

Deve colocar para ferver em uma panela grande uma parte de vinagre com duas partes de água, e adicionar o suco de um limão. Enquanto ferve, recomendamos que desmonte a cabeça do chuveiro, e se for de metal, uma vez que ferva, coloque a cabeça dentro dessa mistura. Se for de plástico espere que a água esfrie um pouco, pois caso contrário poderia estragar o material.

Deixe tudo de molho uns 15 ou 20 minutos e o problema estará resolvido. A cabeça do chuveiro estará limpa e sem nenhuma obstrução. É recomendável neste ponto, para assegurar você de que nenhum buraco continua tampado, pegar em uma agulha e passá-la em cada um dos orifícios.

3

Se o entupimento for no ralo do chuveiro, as causas são diversas. Pode ter cabelo, restos de gel e xampu, e também restos de calcário que caiam da cabeça. O entupimento no ralo costuma ser bastante problemático, sobretudo se não tem banheira, porque pode provocar transbordamento de água. O utensílio mais básico para eliminar um entupimento é o desentupidor. Com a ventosa desta ferramenta cria-se um efeito de vácuo que ajuda a tirar as tampas de sujeira que se criam e obstruem os canos.

4

Além de usar o desentupidor, pode experimentar usar alguma ferramenta flexível, como um arame, para ver se consegue tirar algum obstáculo do caminho do encanamento. Mas no final, o mais eficaz é usar substâncias para eliminar 100% o entupimento, e receitas que você pode fazer em casa há muitas. Uma muito recomendável é misturar 300 gramas de bicarbonato de sódio e de sal grosso em um composto de 25 cl de álcool ou vinagre branco. Mexa bem a mistura e de seguida jogue-a no ralo, verá como aos poucos a gordura e toda a sujeira desaparece. Depois abra a torneira e deixe que a água quente corra para que arraste os restos.

5

Se com esta fórmula natural não conseguir bons resultados, pode usar desentupidores químicos mais fortes e que não sejam muito abrasivos. No final, se não funcionar nenhuma solução que possa aplicar em casa por sua conta, terá que recorrer a um encanador profissional caso o entupimento seja de maior gravidade.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como desentupir um chuveiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.