Partilhar

Como dividir as tarefas de casa

Por Alana Martins. Atualizado: 29 maio 2017
Como dividir as tarefas de casa
Imagem: omarxismocultural.blogspot.com.br

Deseja saber como dividir as tarefas da casa? Nós em umComo.com.br podemos te ajudar! Infelizmente, existem muitas casas onde a mulher tem que tomar para si toda a responsabilidade de realização das tarefas domésticas. Isso acaba se tornando muito desgastante pois alguns serviços acabam sendo deixados de lado devido à sobrecarga de trabalho a ser realizado diariamente. Quando as tarefas são divididas entre os membros da casa, o serviço fica bem mais leve e a vida muito mais prática.

Também lhe pode interessar: Como organizar sua casa

Tomando as atitudes certas desde o começo

A divisão do trabalho doméstico propicia uma maior compreensão entre o casal e os membros da família, bem como uma relação de respeito para com todos.

Inicie o seu relacionamento com o pé direito e, ao invés de fazer tudo o que o seu futuro marido pedir, é necessário que durante o namorado você já comece a trilhar algumas regras de convívio: deixe que ele arrume as suas próprias coisas, faça as suas refeições sem precisar que você coloque a comida no prato para ele dentre outras atividades.

Embora durante o namoro fazer tudo para ele não seja algo desgastante, quando vocês passarem a viver juntos isso será algo muito cansativo e insuportável, principalmente após o nascimento dos filhos. As tarefas domésticas se multiplicam e, com um homem mal acostumado, você se sentirá muito sobrecarregada e desanimada com a situação.

Mesmo antes de vocês virem a morar juntos, discutam sobre o assunto e comece a dividir as tarefas que terão de realizar no dia-a-dia.

Como dividir as tarefas de casa - Tomando as atitudes certas desde o começo
Imagem: fotoswiki.org

Faça uma lista com todas as prioridades e tarefas

Faça uma lista com todas as coisas que representam prioridades para o casal. Discutam sobre como realizarão suas refeições (em casa ou irão comer fora?), se as refeições em casa forem importante para ambos, então terão que planejar quem ficará responsável pelas compras, cozinhar e depois lavar as louças e limpar a cozinha. Por outro lado, se decidir comer fora, poderá economizar tempo e não precisará realizar tantas tarefas domésticas após a refeição.

Crie um calendário semanal com todas as tarefas que terá que realizar durante a semana: limpar a casa, lavar o banheiro, arrumar a cama, cortar a grama do quintal, dar banho nos cachorros dentre outras atividades. Logo após, nomeie no calendário quem ficará responsável por cada atividade descrita no mesmo.

Respeite os hábitos individuais de cada membro da família

Quando for dividir as tarefas que devem ser realizadas no decorrer do dia, respeite o horário de acordar e de dormir que cada um gosta de realizar. Forçar uma pessoa a fazer algo que não está acostumado a fazer e que vão contra os seus hábitos de vida irá acabar criando um conflito e poderá prejudicar o relacionamento familiar.

Pense no horário em que os filhos chegarão da escola e distribua algumas tarefas para que eles possam realizar sem prejudicar os estudos e o desenvolvimento deles.

Como dividir as tarefas de casa - Respeite os hábitos individuais de cada membro da família
Imagem: blogdajacova.blogspot.com.br

Mantenha sempre uma boa comunicação

Caso não seja possível realizar alguma tarefa durante a semana devido algum imprevisto, é imprescindível que a família possua uma boa comunicação para avisar quanto a não realização das tarefas.

Ao realizar o cronograma de atividades diário, pense em todos os compromissos que cada um irá ter que comparecer.

Também é importante que as tarefas sejam cumpridas, realize o cronograma juntamente com todos os membros da família de forma que eles se comprometam com a realização das tarefas solicitadas desta forma sua casa ficará muito mais organizada.

Preferiu viver sozinho? Então saiba o que ninguém conta sobre morar sozinho!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como dividir as tarefas de casa, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Conselhos
  • Comente, iremos adorar saber a sua opinião sobre este assunto!

Escrever comentário sobre Como dividir as tarefas de casa

Como dividir as tarefas de casa
Imagem: fotoswiki.org
Imagem: blogdajacova.blogspot.com.br
1 de 3
Como dividir as tarefas de casa

Voltar ao topo da página