Como e quando podar as rosas

Como e quando podar as rosas

Podar uma rosa é o cuidado mais importante que requer uma roseira, além de ser regada quando necessário. Se seguir ao à risca o que explicamos neste artigo, você poderá conseguir rosas fortes, bonitas e saudáveis: só deve saber como e quando podá-las. Podar é a forma de eliminar a parte morta e assim ter lindas rosas. Além de lhe ensinarmos como cuidar de uma roseira, em umComo explicamos com detalhe como podá-la.

Depois de podar uma rosa

Dessa vez vamos começar pelo final; apesar de parecer estranho é importante não esquecer este passo na hora de podar uma rosa. Depois de podar a rosa, limpamos bem a base das plantas; adicionamos uma boa camada (3 cm) de composto orgânico e pulverizamos com polissulfeto de cálcio para proteger todos os cortes. Você deve repetir isso após 15 dias. Dessa forma a planta fica pronta para começar a brotar no final do inverno.

Quando podar uma rosa

Você pode fazê-lo em diferentes momentos do ano. Esta tarefa deve ser feita 2 vezes por ano: uma vez no final do verão e outra quando terminar o inverno, uma poda que tem relação direta com o rejuvenescimento e vitalidade para o seguinte florescimento. A roseira deve ser podada pelo menos uma vez por ano, mas também pode ser podada várias vezes. Em regiões com um clima ameno, a poda pode ser feita antes da hora.

Como podar uma rosa

Ao podar uma rosa, devemos tirar os brotos secundários e a parte morta, ou seja, todos aqueles galhos que não são saudáveis ou que não produzam flores. Você também deve eliminar as flores secas e frutos, que além de dar um mau aspecto à roseira, consumem sua energia. Devemos conservar sempre os galhos jovens e aqueles com pontas, ou seja, aqueles de onde podem sair novas rosas.

O que é preciso para podar uma rosa

Para podar, a ferramenta indispensável é a tesoura, mas dependendo do tipo de poda, espécie de planta e tamanho, a tesoura necessária irá variar. Além disso é muito recomendável usar uma luva para pegar os galhos da roseira e assim não nos machucarmos. Se a roseira for muito grande é útil ter uma tesoura bypass telescópica de cabo extensível (que também pode ser útil para podar árvores). É muito importante que as tesouras estejam em bom estado e que o corte feito seja oblíquo. Você pode ver na imagem qual dos três tipos de corte é o correto para podar: é aquele sinalizado pela seta vermelha.

Qual é a técnica para podar uma rosa

  • A rosa em forma de arbusto deve ser podada sempre em forma de copo, erradicando os galhos centrais e aqueles que possam prejudicar outros mais fortes. Se os galhos forem pequenos (como um lápis) deixe três nós, e se forem mais grossos, deixe seis. Vamos podar sempre em uma gema virada para fora. Na imagem você pode ver uma poda em forma de copo.
  • As roseiras trepadeiras e enredadeiras possuem algumas particularidades, precisam de uma poda que dê a forma desejada à rosa. Posteriormente, é só manter o equilíbrio dos galhos e eliminar os brotos secundários e galhos entrecruzados. Devemos tentar que os brotos cresçam da forma mais horizontal possível.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como e quando podar as rosas, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardinagem e Plantas.