Obter o máximo do seu jardim

Como é um jardim sustentável

Como é um jardim sustentável
Imagem: decorarsustentavel.blogspot.pt

Há dois tipos de jardins: o convencional e o sustentável. Neste caso mostramos como é um jardim sustentável. Atualmente estão ocorrendo muitas mudanças em nosso mundo, como as mudanças climáticas, o desaparecimento de recursos naturais, o buraco da camada de ozono, entre outros. Ainda é muito difícil mudar esta situação, mas cada pessoa pode contribuir com seu grão de areia para diminuir o impacto ambiental. Por isso, em umComo.com.br propomos fazer uma mudança em sua casa, descubra como é um jardim sustentável e faça um em sua casa.

Também lhe pode interessar: Como atrair beija-flores para o jardim

Passos a seguir:

1

O primeiro passo é saber diferenciar um jardim sustentável de um jardim convencional. Pois bem o jardim convencional é aquele que se preocupa principalmente e unicamente com a estética. Seu objetivo é que seja bonito. Não tem em conta fatores como a economia de recursos, utilizar e potenciar os materiais reciclados, a forma como as plantas crescem e se adaptam ao lugar (meio ambiente), o método de regar, entre outros detalhes.

2

Por outro lado, o jardim sustentável tem também em conta a beleza, a estrutura, mas o importante é que seja feito mediante a adaptação das plantas ao meio ambiente. Por sua vez, materiais reciclados são usados e a economia de recursos está muito presente. Todos estes elementos juntos constituem um jardim sustentável.

Como é um jardim sustentável - Passo 2
Imagem: lojamariafernanda.com.br
3

Como você já sabe o que é, explicamos agora onde pode ser criado. Muitas pessoas pensam que se não tem um jardim ou terreno não pode dispor de um jardim sustentável. Mas a realidade é que não é necessário um espaço grande. Com um cantinho já é mais que suficiente para criar o jardim sustentável. Se você vive na cidade pode aproveitar a varanda e criá-lo ali mesmo com alguns vasos de barro.

4

O que é necessário fazer para que o jardim seja sustentável? É só seguir cinco passos:

  • Primeiro adapte ao máximo ao clima e ao solo. Isto é, escolha plantas que possam ser adaptadas ao clima onde você vive e ao tipo de solo existente.
  • Segundo, não gaste mal a água. Aproveite ao máximo a água da chuva e aplique um método de irrigação que seja eficiente.
  • Terceiro, reutilize e recicle tudo que puder. Como por exemplo os resíduos. Tente gastar o mínimo de recursos energéticos e produzir o mínimo de resíduos
  • Quarto, é muito importante que promova a diversidade.
  • E por último, utilize ao máximo tanto os recursos próprios como os alheios.
Como é um jardim sustentável - Passo 4
Imagem: labcriativo.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como é um jardim sustentável, recomendamos que entre na nossa categoria de Jardim.

Conselhos

  • Para aproveitar ao máximo a água da chuva, ponha alguns recipientes (cubos) fora e reutilize a água para regar as plantas.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Domingas Cristovao
Adorei as ideias o meu desejo mesmo e fazer um curso de formadora por ser algo que gosto muito e depois criar um projecto social para crianças
Editor umComo.com.br
Oi Domingas! Que bom que as dicas te ajudaram. Continue acompanhando o umCOMO e tudo de bom para você!
A sua avaliação:
Iran
Gostaria de saber mais sobre jardim sustentavel.
Imagem: decorarsustentavel.blogspot.pt
Imagem: lojamariafernanda.com.br
Imagem: labcriativo.com.br
1 de 3
Como é um jardim sustentável