Como economizar água na descarga

Como economizar água na descarga
Imagem: cricacoelho.com.br

A descarga do vaso sanitário é um dos maiores responsáveis pela conta de água no final do mês. Seu uso pode ser responsável por até 25% do gasto de água em uma residência e o ato de dar descarga pode usar até 20 litros de água potável para empurrar os dejetos para o esgoto. Mudanças de hábito e truques caseiros podem te ajudar a economizar milhares de litros de água por semana, o que além de ter um impacto positivo para o meio ambiente, também te deixa mais feliz na hora de pagar a conta. Preste atenção nas dicas do umCOMO e saiba como economizar água na descarga.

Como economizar água na descarga com uma garrafa

Descargas com caixa acoplada (foto) são muito comuns. Esse modelo, automaticamente já gasta menos água do que descargas mais antigas. Mesmo assim, é possível usar um truque que vai reduzir ainda mais a quantidade de água usada para dar descarga. Você só precisa de uma garrafa pet, ou uma garrafa de vidro, com tampa. É pura física. Funciona assim:

  1. Escolha uma garrafa que seja um pouco menor do que a caixa acoplada da sua privada
  2. Preencha essa garrafa com água ou areia
  3. Tampe a garrafa
  4. Retire, com cuidado, a tampa da caixa acoplada
  5. Acomode a garrafa dentro da caixa que deve estar cheia de água, mas preste atenção para não obstruir o movimento de nenhum mecanismo da descarga
  6. Tampe a caixa acoplada.
  7. Utilize normalmente e calcule a diferença na conta no final do mês

O segredo dessa técnica é simplesmente substituir uma parte do volume da caixa acoplada que seria preenchido com água potável descartável com a garrafa. Dessa forma, a garrada não deixa que tanta água seja usada para encher a caixa. Para saber a quantidade que está sendo economizada, calcule o volume da garrafa para cada descarga.

Entretanto, se os dejetos não estão indo embora adequadamente com a garrafa na caixa, dar duas descargas gasta ainda mais água. Nesse caso, o ideal é substituir a garrafa por uma menor.

Imagem: dicasverdes.com

Soluções alternativas para economizar água na descarga

Existem soluções alternativas que podem fazer a diferença tanto para quem tem a descarga com caixa acoplada, quanto para quem tem descargas antigas e convencionais. É muito simples:

  • Armazene água da chuva para preencher a caixa ou com um balde, jogar diretamente dentro da vaso ao invés de dar descarga. A maneira de armazenar a água é um cuidado que deve ser tomado para usar essa técnica, uma vez que a água não deve ficar destampada e parada no quintar para evitar a proliferação de larvas do mosquito da dengue.
  • Outra alternativa simples, que segue a mesma linha da anterior é reutilizar a água do enxágue da máquina de lavar roupas ou do ar condicionado para preencher a caixa acoplada ou jogar diretamente dentro do vaso ao invés de dar descarga.
  • Em lojas de artigos hídricos você pode encontrar válvulas de descarga econômica. Esse tipo de válvula promete reduzir em até 16 litros o uso da água em cada descarga.
  • Um alternativa polêmica para economizar água na descarga é fazer xixi no banho. Por mais que role um tabu sobre essa prática, não há dúvidas que economiza uma descarga, que na ponta do lápis são pelo menos 4 litros de água - ache você isso higiênico ou não.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como economizar água na descarga, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Conselhos
  • Para evitar desperdício de água, regule a válvula da sua descarga periodicamente