Partilhar

Como economizar energia elétrica com o ar condicionado

O ar condicionado pode ser encontrado na maioria das casas, mas saber como economizar energia elétrica usando este equipamento, é algo que poucas pessoas sabem ou levam em consideração. Como nós achamos importante e positivo para o seu bolso e para o meio ambiente no geral, vamos dar alguns conselhos para que possa economizar energia elétrica com o ar condicionado.

Também lhe pode interessar: Como se refrescar sem ar condicionado
Passos a seguir:
1

Ao comprar um ar condicionado considere fatores como o clima do lugar onde você mora, o tamanho da sua casa e quantas pessoas vivem nela, além da orientação que sua casa possui.

2

Escolha um modelo com termostato e leitura numérica, pois a variação de um grau eleva em até 8% o consumo de energia.

Como economizar energia elétrica com o ar condicionado - Passo 2
3

Se não tiver termostato pode instalar um, mas faça-o longe de fontes de calor.

4

Quando o ligar, não coloque o termostato em uma temperatura abaixo da desejada, pois isso não fará que o cômodo esfrie mais rápido e você gastará mais energia elétrica sem necessidade.

5

Lembre-se que os equipamentos que esfriam por evaporação consomem menos energia.

6

Instale seu ar condicionado em um lugar onde não bata luz do sol de forma direta.

7

A área onde você instalar seu ar condicionado deve ter uma boa circulação de ar.

8

Mantenha-o desligado se não estiver em casa.

9

Quando o ar condicionado estiver sendo usado, evite abrir portas e janelas desnecessariamente.

10

A umidade recomendada oscila entre os 40 e os 60º C.

11

Para a temperatura entre os 22 e 25º C será suficiente, e caso a temperatura aumente é só reduzir os graus do ar condicionado que o ambiente manterá a mesma sensação térmica.

12

Mantenha as entradas e saídas do ar condicionado limpas, assim como os filtros, evitando que se obstruam por causa do pó e da sujeira.

13

Use toldos e mantenha as cortinas e persianas fechadas durante as horas de mais calor para reduzir em até 30% o consumo de energia elétrica do seu ar condicionado.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como economizar energia elétrica com o ar condicionado, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Conselhos
  • Tape antes qualquer buraco no teto, parede ou chão para conseguir que o ar condicionado seja mais eficiente.

Escrever comentário sobre Como economizar energia elétrica com o ar condicionado

1 de 3

Voltar ao topo da página