Partilhar

Como economizar na conta luz

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como economizar na conta luz

As notícias sobre os aumentos das tarifas elétricas geram sempre preocupação e quer queira quer não, estes aumentos desiquilibram o orçamento e engrossam as contas no final do mês, por isso é importante tomar algumas medidas inteligentes para evitar gastos desnecessários. Em umComo.com.br damos-lhe algumas sugestões para que descubra como economizar na conta da luz.

Também lhe pode interessar: Como economizar nas contas de casa
Passos a seguir:
1

Assegure-se que não abre a geladeira demasiado nem por muito tempo e que a mesma fecha bem para que se mantenha fria e com isso consuma menos energia. Uma boa opção para fazer com que a temperatura se mantenha baixa é descongelar os alimentos dentro da geladeira em vez de o fazer fora, isto ajudará a poupar energia.

2

Se tem uma máquina de secar em casa, use-a com inteligência, opte por centrifugar a roupa na máquina de lavar e aproveite os dias de sol para a secar ao ar livre, isto irá refletir-se no final do mês na conta da luz.

3

Se a sua cozinha é elétrica tenha em conta que ao apagar o forno, por exemplo, o mesmo mantem-se quente por algum tempo, por isso pode desliga-lo uns minutos antes da sua comida estar pronta e contar que a mesma se mantem a cozinhas por esses minutos. O resultado é uma maior poupança sem que isso afete os seus pratos.

4

Outra sugestão importante no momento de cozinhar é usar os espaços da vitrocerâmica que correspondem ao tamanho da panela que vai usar, deste modo não gasta em excesso.

5

Uma boa forma de poupar na factura da luz é substituir todas as lâmpadas normais que tem em casa por lâmpadas de baixo consumo, pode parecer muito trabalho e algum investimento mas vale a pena.

6

Os ecologistas não se cansam de dizer e os que fomentam a poupança também os apoiam: desligue todos os aparelhos elétricos que não usa. Embora não estejam acesos, o fato de estarem ligados à tomada faz com que também consumam energia o que se irá refletir na factura da luz.

7

No inverno use o aquecimento com moderação e tente manter o calor dentro de casa para que desse modo possa apagar o aquecimento de vez em quando. O mesmo acontece no verão com o ar condicionado, se consegue ter alguma corrente de ar em casa, talvez o melhor seja usar este aparelho apenas em momentos de maior calor e durante o resto do dia tente faze-lo de forma natural.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como economizar na conta luz, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.

Conselhos
  • Tente aplicar estas regras em casa para fazer com que o custo da factura elétrica não seja tão elevado.
  • Se tem filhos pequenos em casa ensine-os a apagar as luzes e usar a energia de forma consciente, isto também se irá refletir na factura elétrica.

Escrever comentário sobre Como economizar na conta luz

O que lhe pareceu o artigo?

Como economizar na conta luz
Como economizar na conta luz

Voltar ao topo da página