Como economizar nas contas de casa

Como economizar nas contas de casa

Ainda que estejamos conscientes de que o volume de recibos e faturas que pagamos mensalmente de despesas de casa seja desproporcional, e que a soma das despesas "básicas" muitas vezes seja maior do que os gastos que dedicamos ao lazer e entretenimento, existem métodos que podemos pôr em prática para reduzir o valor dessas faturas. Economizar nas contas de casa é possível. Existem muitas opções que podem reduzir o consumo mensal das faturas da eletricidade, nas compras de supermercado, em telefonia e mais. Em umComo, temos muitas informações que podem ajudá-lo a encontrar uma forma prática de saber como economizar nas contas de casa, com dicas simples de serem aplicadas em seu dia a dia.

Economizar na comida

  • Aproveite os alimentos na sua totalidade. Ao cozinhar, muitas vezes eliminamos partes de hortaliças, verduras ou ossos de carnes que poderiam ser reutilizados para a preparação de outras refeições, como caldos ou guisados. Podemos aproveitar também as cascas de determinados alimentos, como batatas e cenouras. Ficam deliciosas fritas ou cozidas no forno com uma pitada de sal e pimenta.
  • Pratique o cultivo orgânico em casa. Aproveite sementes e alimentos que foram consumidos para criar um jardim ecológico que poderá ser apreciado após alguns meses, e com o orgulho de saber que foi criado por você. Neste artigo, contamos como fazer uma horta em casa.
  • Planeje a compra de alimentos, preparando um menu semanal de alimentos que serão consumidos em casa diariamente. Isto permitirá estabelecer um orçamento ideal segundo o seu consumo e o de sua família. Planejar a compra de alimentos evita que muitos alimentos possam perder a validade por falta de consumo.
  • Não jogue fora os alimentos. Após a sua preparação, guarde no congelador o excesso e lembre-se de marcá-lo para poder identificá-lo algum tempo depois.

Economia de eletricidade

  • Utilize lâmpadas econômicas. As lâmpadas econômicas têm sido menosprezadas em muitas casas por possuir uma tonalidade branca que não agrada a todo mundo. Isso era coisa do passado, existem também as de luz amarela para dar mais calor aos espaços e que também são econômicas.
  • Se você utiliza ar condicionado no verão, deixe a temperatura sempre nos 23 graus. Esta medida é suficiente para manter a casa fresca. Quanto mais baixa for a temperatura (ou mais alta) mais energia precisará ser consumida pelo aparelho. Usar ventiladores também é uma opção para economizar energia.
  • No inverno, utilize cortinas grossas nas janelas que filtrem o frio que entra em casa. Os russos utilizam tapetes nas paredes de suas casas para se protegerem do frio e mantê-las mais quentes.
  • Opte por eletrodomésticos que economizam energia. Existem máquinas de lavar ou geladeiras de alta potência, especialmente projetadas para economizar energia e, por serem de excelente qualidade, seu preço implicará em um investimento que durará por muitos anos.

Economizar na telefonia

Existem aplicativos que permitem economizar no consumo de chamadas habituais e internacionais, já que com elas podemos falar sem pagar nada: Line, Skype ou Viber são algumas das mais conhecidas pelos usuários para fazer telefonemas com custo zero. Você também pode solicitar à operadora telefônica que diminua a sua tarifa e em seguida, optar por alguns apps como os que recomendamos.

Novas alternativas para poupar

Com a internet, as novas tecnologias e, sobretudo, a nova consciência ambiental, estabeleceram novas organizações que advogam e negociam as melhores tarifas de serviços com seus provedores. Neste mesmo sentido, existem outros sites que comparam as diferentes tarifas do mercado e destacam a que sai mais econômica e rentável para a sua situação. Para encontrá-la, basta acessar um buscador de Internet e escrever "comparar seguros de auto", por exemplo, e conseguirá os melhores preços poupando muito dinheiro.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como economizar nas contas de casa, recomendamos que entre na nossa categoria de Manutenção e Segurança da Casa.